Scumbag Steve

Origem

Scumbag Steve surgiu em janeiro de 2011 a partir de uma foto de Blake Boston, também conhecido como Weezy B. – seu nome artístico. A foto foi retirada de seu MySpace, onde o menino, de apenas 16 anos, tentava expor seu trabalho como rapper.

Blake conta que sua mãe gostava de fotografar todos os seus momentos e que, quando colocou essa imagem em sua página, alguém que ele acredita ser seu inimigo se apropriou da fotografia para criar o Scumbag Steve – com o provável intuito de acabar com sua carreira.

Seja qual for a intenção do criador desse meme, ele se popularizou em todo o mundo através, inicialmente, do Reddit; sendo que até hoje pode ser encontrado.

Gênero & Formatos

Scumbag Steve é um meme “image macro” que apresenta a foto de Blake com seu boné para trás, parado numa porta. Ele se utiliza de piadas que geralmente giram em torno do comportamento antiético em relação a drogas, festas e condutas.

Assim como a tradução de Scumbag (desprezível), a maioria dos memes apontam maneiras julgadas como erradas pela sociedade, mostrando que Scumbag Steve não se importa em ser visto como marginal.

Personagens Recorrentes

O boné de Steve acabou sendo replicado em outros diversos memes. O acréscimo dele a um meme que não possua ligação ao de Scumbag determina que, especificamente naquele caso, comportamentos considerados contrários à ética estão sendo representados pela simples aparição do item em questão.

Ou seja, assim como o “Hipster Glasses“, o “Scumbag Hat” por si só também é um meme e seu uso pode mudar completamente o sentido de um outro meme já existente (visto que ele acrescenta uma informação onde é necessário um conhecimento prévio).

Difusão e Repercussão

Blake aproveitou sua fama como meme para tentar impulsionar sua carreira como rapper, chegando a criar um Tumblr chamado “The Real Scumbag Steve”. O garoto deu entrevistas em 2011 para o canal de comédia RoughDraft, onde dizia quais partes de sua personalidade eram semelhantes a da personagem Scumbag Steve, além de opinar sobre suas conclusões acerca do meme.

Em 2012, Blake foi entrevistado pelo blog musical Tech N9ne, onde disse que ainda queria produzir músicas, mas que tinha deixado o rap de lado devido a problemas pessoais. Ainda em 2012, ele lançou uma série de vídeos no Youtube sobre o Scumbag Steve (gerando milhões de visualizações logo no primeiro dia).

Blake alimentou o canal no Youtube e o Tumblr até 2014; sendo que apenas seu Twitter (@BlakeBoston617) ainda é atualizado com frequência. Segundo seu perfil na rede social, Blake ainda é músico e trabalha com entretenimento, vivendo até hoje da fama decorrente de seu meme.

Exemplos Notáveis

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *