Hipster Glasses

Origem

O meme surge quando algo – seja uma imagem, música, bordão, vídeo, hashtag…- é facilmente transmitido de uma pessoa para a outra sofrendo reapropriações dentro de uma comunidade, como uma “piada interna”. Por isso, as redes sociais são peças facilitadoras para que esse fator ocorra. Porém, o ser humano não é um transmissor perfeito, e quando passamos algo adiante ocorrem mudanças, muitas vezes não intencionais, que procuram melhorar ou acrescentar algo ao meme em questão.

O Hipster Glasses é um exemplo de meme que surgiu dessa forma. Inicialmente, ele surgiu com o meme Hipster Jesus, em 2009, em um meme que tinha um caráter pretensioso e, desde sua origem, traz sempre a ideia de que quem usa os óculos “hipsters” – geralmente naquele formato clássico e quadrado, difundido pela marca de óculos Ray Ban – tem esse tipo de postura.


Gênero & Formatos

Posteriormente, o Hipster Jesus acabou caindo no esquecimento, porém seus óculos, considerados o fator determinante para o estilo Hipster é utilizado para apontar que certas pessoas ou personagens faziam uma ação ou defendiam uma ideia antes dela cair no gosto popular ou antes de virar mainstream.

Mas como seria essa postura hipster? A intenção de adicionar esses óculos em um meme é geralmente a mesma: associar o humor a retratação daquele personagem como alguém que caçoa de algum estereótipo clichê, esse conceito perdura até hoje em diferentes famílias de memes, ou seja, acaba virando um meme dentro do meme já existente.

Gramática/Sintaxe

Os hipsters do meme, sejam eles Jesus, Ariel ou Dawkins (entre muitos outros), utilizam a armação de óculos grossa, que é adicionada a imagem sempre por um programa de edição, deixando bem claro que ela não estava ali antes e tem por intenção de deixar o personagem com uma postura hipster.

Difusão e Repercussão

A consolidação desse meme se deriva da fácil apropriação que ele tem e faz com que novas experiências sejam sempre criadas. O meme original já não é o único, pois as pessoas interagem de tal forma com colaborações contínuas. Podemos afirmar que a readaptação de um meme como esse é viável graças a enorme participação das redes sociais, que motivam a criação de novos memes à partir de outros já existentes.

A reapropriação do Hipster Glasses se dá graças a chamada cultura participativa, onde um consumidor tem vontade de fazer parte do processo de criação. Essa criação de conteúdo é parte fundamental do processo da construção de identidade da cultura digital, já que os meios digitais possiblitam uma maior reapropriação e ressiginificação de conteúdo.

Por isso, esse meme não é o primeiro e nem será o último a ganhar força a partir da ressignificação de conteúdo. O Hipster Jesus já não é mais tão presente no universo digital, porém seus óculos conseguiram se unir e se apropriar de outros memes, fortalecendo assim sua viralização e prolongando sua vida.

Exemplos Notáveis


 
Dandara Bolada
4 publicações
2 comentários
Nome
Dandara Magalhães
About / Bio
Dandara Bolada é mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF e participante ativa do #MUSEUdeMEMES desde sua graduação, onde foi bolsista de extensão do projeto. Como bondosa presidenta dessa nação memética, preocupa-se em pesquisar o universo dos memes e charges políticas (e mantém um olho no golpe e outro no Temer). Soberana e poderosa, a Bolada é rainha o resto nadinha. VLW FLW
 
 

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeirão

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *