O termo troll é usado na internet para descrever qualquer comportamento de um usuário que pretende causar raiva ou frustração em outro. Embora muitos ainda pensem que esse termo é similar ao de cyberbullying, essa é uma ideia errada, já que o cyberbullying está intimamente ligado ao assédio on-line, que pode ser hostil, enquanto o troll, por outro lado, tem a intenção única de perturbar a paz alheia, fazendo brincadeiras e enganando à todos que caem em suas piadas.

Nesse contexto, o trollface, um Rage Comic que circula na internet de um rosto com um grande sorriso debochado, pretende retratar a expressão facial de um troll ao exercer a sua “trollagem”. O Trollface é frequentemente utilizado para afirmar que alguém estava sendo trollado, ou enganado.

Existem diversas formas de se trollar alguém, seja em fóruns, vídeo, montagens, o que importa é efeito cômico para quem faz a pegadinha e para quem assiste àquelas pessoas que acreditaram que determinada situação seria real.

Origem

A expressão troll que foi disseminada na internet e vem sendo levada cada vez mais para o mundo offline. Ela deriva-se de uma outra expressão conhecida como “trolling for suckers”, que numa tradução livre seria algo como”lançando iscas para trouxas” e que apenas pelo seu nome já nos ajuda a entender melhor as intenções de um trollador.

O termo “trolling for suckers” surgiu na década de 1980 ainda na Usenet quando foi organizada uma brincadeira entre os membros com a intenção de realizar perguntas consideradas idiotas e responde-las com argumentos sérios, mas errados, para saber quem morderia a isca e se irritaria com o conteúdo do fórum.

Com o tempo, esse tipo de compotamento foi aperfeiçoado e fez com que a palavra trollar começasse a fazer parte não só do nosso vocabulário online mas também do nosso vocabulário offline. Assim nasceu a Cultura Troll, fazendo do 4chan um dos principais lugares para se reunir e planejar as trollagens.

Trolling

Inicialmente, os trolls atuavam apenas em fóruns e páginas de redes sociais provocando o conteúdo da página ou de um usuário e que sentiam-se felizes quando percebiam que sua presença ali havia causado a movimentação ou revolta desejada. Os trolls começaram a agir fora da internet interferindo em programas ao vivo, ou trollando seus próprios amigos. Hoje, com a popularização da atitude troll ela não se refere apenas à esses nichos e é praticada também em conversas privadas ou filmada por outros trolls, o importante é sempre mostrar depois para as outras pessoas aquela trollagem que você praticou.

troll936

Existem também os trolls que levam a brincadeira até sites de informações, como Wikipédia, que possibilita ao usuário a edição o conteúdo. O troll entra em ação trocando informações e, para não ser pego, edita apenas uma quantidade da página, o que faz com que ele não seja visto de imediato pelos mediadores.

Nas redes sociais é comum que trolls tenham perfis falsos para criar polêmica, confusões, etc. Trolling e flaming ‐ a ação de incitar discussões e polêmicas em fóruns virtuais ‐ são portanto comportamentos próximos. Geralmente, os trolls se apresentam como personagens ingênuos ou inocentes, com o objetivo de atrair suas vítimas. Esse aspecto dificulta que se identifique se o indivíduo é de fato um troll ou não. Outra diferenciação importante deve ser feita entre o trolling e o bullying. Segundo Whitney Philips (2011), o trolling geralmente traz uma consciência sobre ações relacionadas à moralidade pública. Assim, mesmo em episódios agressivos como os que a autora examina, de trollagens em páginas do Facebook de memoriais de pessoas falecidas, os trolls estão, na realidade, concernidos em criticar comportamentos, tidos por eles como egoístas ou individualistas, e não simplesmente em incitar o ódio.

Derivações

O Troll Face surgiu para representar ações de trolling em tirinhas de Rage Comics. Trata-se basicamente de um exploitable utilizado como reaction face. Com o tempo, sua utilização se ampliou e os contextos em que é empregado se tornaram mais diversos. Há, ainda, uma polêmica envolvendo a criação da imagem original. Em julho de 2011, circulou pela internet um email assinado por Carlos Ramirez, que dizia ser o usuário Whynne na comunidade de designers DevianArt. Ramirez argumentava que sua arte, originalmente um rato, havia derivado o Troll Face, e que ele se sentia insatisfeito com a desvirtuação da imagem nos fóruns do Reddit. O email solicitava então a retirada de todo o conteúdo relacionado à imagem no site. Mais tarde, o próprio usuário Whynne postou nos fóruns do Reddit que tudo não passava de uma nova trollagem…

3 comentários

  1. Renato Maia disse:

    último

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *