Origem

Que tiro foi esse, hein! Jojo Maronttinni metralhou a internet ao lançar o clipe de “Que Tiro Foi Esse”, em dezembro de 2017. Sua notoriedade, porém, começou um pouco antes de se lançar como cantora, já que vídeos seus dando conselhos e opiniões divertidas já circulavam pelas redes sociais e rapidamente fizeram sucesso. Tempos depois, lançou sua primeira música – “Sentada Diferente” -, que obteve 4 milhões de visualizações no YouTube, embora o sucesso só tenha chegado com o hit que dá nome a esse post (e que, até o momento, já conta com a incrível marca de mais de 90 milhões de views na plataforma). Segundo a própria Jojo Toddynho, a música enaltece uma gíria da comunidade LGBTQ+, utilizada como um elogio à outra pessoa.

Logo após o lançamento, os memes começaram a surgir: pessoas se jogando no chão, fingindo-se de mortas, ao som do ‘tiro’ da música que toca ao fundo. A viralização foi tamanha que o funk está sendo cotado como o grande sucesso do Carnaval 2018, além de estar sendo fortemente comparado ao movimento e hit chiclete de “Do the Harlem Shake“, onde as pessoas também coreografavam uma performance específica, conforme a curiosa música tocava.

Gêneros e Formatos

São cada vez mais comuns as pegadinhas em público: ao som do tiro, as pessoas fingem serem baleadas e caem no chão. Este meme, portanto, pode ser considerado como audiovisual e coreografado, e tem se tornado viral nas redes sociais (carregando consigo reações hilárias daqueles que testemunham o, por assim dizer, flash mob executado).

Difusão e Repercussão

O meme do verão fez sucesso no Brasil todo, ganhando uma série de reportagens: primeiro, no dominical “Fantástico” , depois no programa “Encontro com Fátima Bernardes” e, também, em canais do YouTube, apresentados por celebridades como Antônia Fontenelle. Muitos famosos também entraram na brincadeira e decidiram produzir suas próprias versões de “Que Tiro Foi Esse”, como foi o caso da cantora Anitta e de Giovanna Ewbank.

Soh pq essa música não sai da cabeçaaaa gente!!!!! Pra vc @jojotodynho 🤣🤣🤣 “QUE TIRO FOI ESSE???” em família!! Kkkkkkkk 😍 #quetirofoiesse

A post shared by Giovanna Ewbank (@gio_ewbank) on

Além disso, polêmicas circularam em relação à letra da música, sendo esta acusada de incitar a violência e fazer apologia ao uso de armas. No entanto, a dona da canção resolveu rebater as críticas com uma das máximas que embalam seu sucesso: “quer causar, a gente causa”.

Vamos acabar com o mimimi hein 😒 #quetirofoiesee #nãoconfundam

A post shared by JoJo (@jojotodynho) on

Exemplos Notáveis

Dois vídeos com compilados dos melhores memes

Matheus Bahls
0 publicações
0 comentários
Nome
Matheus Bahls
About / Bio
Calouro de Estudos de Mídia/UFF (ai que tudooo), sou muito letrado e estudioso sim, e se me perguntar o que é Operação Lava Jato eu te respondo que tem que lavar todos os carros do Brasil! Sofrimento pra mim é câncer e maratonar série dramática de madrugada sozinho e no frio, comendo brigadeiro. Meu sonho de princesa é um país melhor, e depois ser roteirista. Cê quer ser Matheus Bahls? Então vai estudar!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *