Xuxa Na Record

Origem

Em dezembro de 2014, a apresentadora Xuxa Meneghel virou a internet de cabeça pra baixo depois de ter sido demitida da Rede Globo, empresa onde estabeleceu seu sucesso e carreira durante quase 30 anos. Apenas três meses depois, em março de 2015, a apresentadora voltou a virar meme após sua contratação pela emissora Record.

Gênero & Formatos

O usuários de redes sociais, especialmente aqueles que utilizam o Twitter, se aproveitaram da notícia para circular diversos memes da rainha dos baixinhos. Os principais memes circulados, brincam com a contratação por uma emissora inferior à que Maria da Graça trabalhava anteriormente, fazem referências aos programas da emissora imaginando como eles seriam apresentados por ela e brincam com a relação que a emissora do bispo Edir Macedo tem com a igreja Universal. Ainda nesse sentido, muitos dos memes também brincam com a ideia de que a Record foi uma das emissoras que apontou, na década passada, que a apresentadora teria feito um pacto com o demônio. Esses memes, circularam principalmente nos formatos de look-a-like e exploitables.

Difusão e Repercussão

Quando observamos o pico de audiência na busca pelas palavras “Xuxa” + “Record” combinadas, no Google Trends, podemos observar que o mês de março de 2015 bate recorde de pesquisa diante dos outros meses. O que nos mostra que o meme realmente teve impacto e circulação apenas no primeiro momento da divulgação da notícia pela emissora.


Exemplos Notáveis


 
Dandara Bolada
5 publicações
2 comentários
Nome
Dandara Magalhães
About / Bio
Dandara Bolada é mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF e membro do #MUSEUdeMEMES desde sua graduação, quando foi bolsista de extensão do projeto. Como bondosa presidenta dessa nação memética, preocupa-se em pesquisa os memes relacionados a manutenção e/ou construção de uma imagem pública, especialmente de atores políticos de países conservadores ou autoritários. Soberana e poderosa, a Bolada é rainha o resto nadinha. VLW FLW
 
 

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *