Skeptical 3rd World Kid

O meme, que em português significa “Criança Cética do 3º Mundo”, vem circulando pela internet já há algum tempo, baseado na imagem de um menino olhando de forma cética para uma mulher. Sua popularização se deu por diversos motivos que entenderemos aqui, mas, principalmente, por seu humor ser construído de forma crítica.

Origem:

O Skeptical 3rd World Kid surgiu em 2012 através do Reddit, quando um usuário apresentou a tal fotografia que é usada no meme – já com a mesma legenda que hoje é o seu nome. A criança da foto (que foi tirada durante uma viagem de um membro voluntário do Student Health Alliance Global) é originária da Uganda, de acordo com a história apresentada.

Em pouco tempo, a imagem atingiu o frontpage do Reddit e deu margem ao surgimento de comentários, que geraram uma série de image macros com legendas que lembram dois outros memes: o Sucess 3rd World Kid e o Skeptical Baby.

Formato:

Esse meme trabalha com a foto da criança em questão, que olha de forma desconfiada para uma mulher – dando a entender que o menino está sempre agindo de forma cética, irônica ou desconfiada do que a estudante está contando para ele – como se não acreditasse no que ela afirma ser a “cultura americana”.

Problematização:

A maioria dos exemplos fazem uma crítica, de forma bem humorada, à drástica diferença de padrões de vida entre os habitantes de países do Primeiro Mundo, ou culpam a mentalidade (por vezes, retrógrada) do “homem branco”. Na sua época de maior sucesso, os usuários interpretavam o meme sob dois prismas distintos: um grupo enxergava aquilo de forma preconceituosa e de mau gosto, enquanto que uma outra parte afirmava que esse tipo de humor pode, na verdade, funcionar como uma tentativa de abrir os olhos de pessoas que não estão acostumadas a pensar em como as crianças da África vivem e em qual contexto estão inseridas.

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *