Se tomar a vacina vai virar jacaré

Origem

 
No dia 17 de dezembro de 2020, Jair Bolsonaro visitou Porto Seguro, com o intuito de anunciar medidas de incentivo à economia. No decorrer do evento, o presidente fez alegações, sem nenhum fundamento ou base científica, dizendo que não havia garantia de que a vacina da Pfizer/BioNtech não transformaria quem a tomasse em “um jacaré”. A declaração foi feita no mês com maior número de mortes por Covid-19 no Brasil, desde setembro de 2020.
 
O presidente ainda criticou a obrigatoriedade da imunização e voltou a dizer que não tomaria a vacina: “Já tenho anticorpos. Pra que tomar a vacina de novo?”. E falou mais: “Lá no contrato da Pfizer está bem claro, nós (a Pfizer) não nos responsabilizamos por qualquer efeito colateral. Se você virar um jacaré, é problema seu”.
 
Bolsonaro continuou: “Se você virar Super-Homem, se nascer barba em alguma mulher aí, ou algum homem começar a falar fino, eles (Pfizer) não têm nada a ver com isso. E, o que é pior, mexer no sistema imunológico das pessoas”.
 

 

Difusão e Repercussão

 
A crítica negacionista feita pelo presidente foi vista de forma negativa no Brasil e no exterior. A página Gators Daily (Diário dos Crocodilos, em tradução livre) publicou uma imagem em que ridiculariza o presidente brasileiro e o coloca como pior que o ex-presidente estadunidense Donald Trump. A postagem viralizou e milhares de pessoas compartilharam a publicação.
 
A declaração teve repercussão na mídia internacional, e recebeu ampla atenção da mídia brasileira, em veículos como Isto É, UOL e Ig.
 

Gêneros e Formatos

 
O meme sofreu diversas variações e apropriações que colocavam em jogo a decisão de escolher qual jacaré a população que tomasse a vacina iria se tornar. Dentre as opções estavam nomes famosos como a personagem Cuca (do Sítio do Pica-Pau Amarelo), o dançarino Jacaré (do grupo É o Tchan), o personagem réptil do desenho Pica-pau, a logo da marca de roupas Lacoste, dentre outros.
 
Entre os formatos, destacam-se o Image Macro – em imagens com legendas sobrepostas – e GIFs. As variações contendo “virar jacaré” podem ser consideradas snowclones.
 

Exemplos Notáveis

 


 


 


 


 


 

 
Telino Knuckles
0 publicações
0 comentários
About / Bio
*CLUCKING*
Para todas as nossas falhas, apesar de nossas limitações e habilidades, nós, seres humanos, somos capazes de grandezas. ‐ Carl Sagan (OBS: Infelizmente ele não viveu o suficiente para ver o VR Chat Knuckles.)

Telino Knuckles é graduanda em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense, fotógrafa do #MUSEUDEMEMES e do Teatro Popular Oscar Niemeyer, coordenadora da Equipe de Comunicação Institucional de Estudos de Mídia, faz tudo de comunicação, hiperativa e ansiosa. DO U KNOW THE WAY?
 

1 comentários

  1. K disse:

    Ngm entendeu oq ele quis dizer

    Ainda bem, isso deu um monte de memes kkkkkkkkkk

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *