Origem

O meme Raio Gourmetizador foi lançado nas redes sociais em novembro de 2014 e desde então vem nos dando choques de realidade causados pelo famigerado “gourmet” em nossos bolsos.

Gêneros e formatos

A banalização que o termo gourmet fez com que rapidamente a internet reagisse criando o meme que trabalha com três imagens: a primeira traz a foto “original” dos produtos considerados populares; na segunda imagem sempre figura o chef de cozinha norte-americano Gordon Ramsay, conhecido por seu programa de culinária no canal TLC; e o terceiro e último quadro apresenta a forma “gourmetizada” do produto, após ser atingido pelo raio.

Difusão e repercussão

O meme começou a se desenvolver a partir de uma sátira aos publicitários que colocam a palavra “gourmet” em produtos para que seu preço inflacionasse, criando assim uma linha que vai desde brigadeiros até pizzas com preços surreais. Com o tempo, a “gourmetização” deixou de incidir apenas sobre comidas e guloseimas, e passou a contemplar também artigos de outros gêneros, como podemos ver na página do meme no Facebook.

Exemplos notáveis

Dandara Bolada
5 publicações
2 comentários
Nome
Dandara Magalhães
About / Bio
Dandara Bolada é mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF e membro do #MUSEUdeMEMES desde sua graduação, quando foi bolsista de extensão do projeto. Como bondosa presidenta dessa nação memética, preocupa-se em pesquisa os memes relacionados a manutenção e/ou construção de uma imagem pública, especialmente de atores políticos de países conservadores ou autoritários. Soberana e poderosa, a Bolada é rainha o resto nadinha. VLW FLW

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *