Pose de Maloqueira

Origem

 
O meme Pose de Maloqueira consiste em uma posição para tirar fotos, em que o indivíduo aponta dois dedos para baixo, “faz bico”, dobra uma das pernas e inclina o corpo para trás. Embora tenha se popularizado recentemente, a famosa pose já existe há algum tempo, sendo uma expressão comum das jovens – que sempre reproduziam o gesto em fotos e vídeos – no cenário do funk carioca.
 
Porém, como meme, a pose viralizou e foi disseminada pelas mídias sociais, em 2019, depois que a cantora brasileira Pabllo Vittar encontrou um fã, durante um evento em Orlando, na Flórida, e os dois reproduziram a pose enquanto tiravam uma foto juntos. A imagem da cantora fazendo o gesto imediatamente se espalhou pelas mídias sociais, em particular no Twitter, e a partir disso vários usuários passaram a imitar a pose também. Até mesmo um “emoji” foi criado para reproduzir o meme, tornando-se extremamente popular como “figurinha” no aplicativo WhatsApp.
 
O Pose de Maloqueira também inspirou um outro meme: o “Trava na Beleza”. Um vídeo de dois irmãos cearenses, Raissa e Yarley, viralizou, em junho de 2020. Nele, os dois jovens imitam um ensaio fotográfico, sendo Raissa (que ficou conhecida como Titia Rayon), a modelo, e Yarley, o fotográfo. No vídeo, o jovem pede que a irmã “trave na beleza”, ou seja, congele em determinadas poses, sendo uma delas a Pose de Maloqueira, o que ajudou a impulsionar o meme.
 

 

Difusão e Repercussão

Embora não fosse exatamente desconhecida antes, a pose ganhou uma visibilidade absurda a partir da foto que Pabllo tirou com seu fã, Matt Sobral, e do vídeo no qual ele a ensina como se posicionar para reproduzir o gesto corretamente. A foto dos dois se espalhou rapidamente pelas mídias sociais, tornando-se uma das imagens mais compartilhadas entre os brasileiros no Twitter naquele momento. Além disso, o que auxiliou na disseminação do meme foi a criação do “emoji” pelo ilustrador brasileiro Matheus Vieira. O artista percebeu a popularização da Pose de Maloqueira e, então, resolveu criar a arte semelhante aos ideogramas usados em mensagens eletrônicas – rapidamente, a imagem viralizou na internet. O criador da figurinha deu uma entrevista para o Canal Showmetech, no YouTube:
 

 
O sucesso do “emoji” foi tão extremo que alguns famosos “entraram na brincadeira” e reproduziram a imagem, incluindo o comediante piauiense Whindersson Nunes e a atriz norte-americana Sarah Paulson – conhecida por American Horror Story.
 
De acordo com o Google Trends, o maior pico de pesquisa sobre o meme ocorreu entre 30 de agosto e 5 de setembro de 2020.
 

 
O meme também viralizou no TikTok, em publicações que, em sua maioria, utilizavam a música Trava na Beleza Pose de Maloqueira, de Miury Dj & Jaula das Gostosudas.
 

 

Gêneros e Formatos

 
O Pose de Maloqueira é um meme da categoria Photo Fads, ou seja, imagens nas quais o indivíduo imita uma posição específica na intenção de compartilhar nas mídias sociais. É possível também encontrar o meme como imagem e vídeo paródia, nos quais os usuários o reproduzem de forma caricata e jocosa. Além disso, o Pose de Maloqueira também é utilizado muitas vezes como Reaction Face, representando a reação do interlocutor a algum comentário online, geralmente na forma de “figurinhas” do WhatsApp. A Pose de Maloqueira pode ser também considerado um metameme já que ele ganhou novos significados quando foi relacionado ao Trava na Beleza.
 

Exemplos Notáveis

 

 
Gabriel Golpista de Uberlandia
0 publicações
0 comentários
Nome
Gabriel Magarão
About / Bio
Eu vou tomar essa faculdade inteira nas minhas mãos, você quer ver se eu não vou? Gabriel Golpista de Uberlândia é graduando em Estudos de Mídia e servo de deus nas horas vagas.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *