Podia Ser a Gente, Mas…

Origem

Em 2012, o cantor norte-americano Maino lançou uma música intitulada This could be us (“Poderia ser nós dois”, em tradução livre), na qual ele se dirige a uma pessoa amada e descreve a ela uma vida romântica que ambos poderiam levar juntos, aludindo a casais famosos e admirados no mundo atual, como Jay-Z/Beyoncé e Barack/Michelle Obama. No refrão da letra, ele entoa o título da canção repetidamente.

Foi justamente inspirado por este refrão que, em janeiro de 2014, o usuário do Twitter @blackgalaxshel utilizou pela primeira vez a hashtag #ThisCouldBeUsButYouPlaying. A partir daí, ela passou a ser reproduzida por milhões de internautas, tornando-se um meme.

No Brasil, somente em dezembro de 2015 o meme foi importado, quando o perfil @fumafazmal publicou uma imagem de dois cachorros que aparentam estar abraçados, com a legenda traduzida para “podia ser a gente, mas você não colabora”. Como nos Estados Unidos, o meme também foi reproduzido por diversos outros internautas e perfis direcionados exclusivamente a ele, se popularizando por aqui em janeiro de 2016.

Gênero e Formato

A  hashtag pode ser categorizada como um snowclone meme, já que se trata de uma paródia de um fragmento de música. Além disso, é uma frase cuja parte final pode ser alterada e substituída por outra, a depender do contexto em que ela se insere. Assim, se aumenta a possibilidade do efeito de humor, já que o autor tem a opção de reproduzir a frase completa ou adaptá-la conforme a imagem que for utilizar, tornando-a mais coerente e com o sentido mais completo.

Há também reproduções do meme no estilo image macro, mas que se constrói da mesma forma que na do outro formato.

Gramática & Sintaxe

A construção de humor do meme segue a mesma lógica, tanto em sua versão americana, quanto na brasileira. Há sempre a frase principal (“podia ser a gente, mas você não colabora” ou “this could be us but you playing”) acompanhada de uma foto. O que faz o meme acontecer é uma quebra de expectativa, já que a imagem não retrata uma atmosfera romântica como a frase pressupõe, e sim algum casal (ou, até objetos e animais que aparentam ser um casal) em uma posição pouco ortodoxa e nada atraente.

Nos casos em que a parte final da frase é alterada, nem sempre a imagem segue esse padrão de mostrar um casal “decadente”. Um exemplo é o meme estilo image macro que se utiliza de um pôster da União Soviética que retrata um homem e uma mulher ao lado da bandeira Comunista, no qual a frase é alterada para “podia ser a gente, mas você não tem consciência de classe”. Ou seja, a frase foi modificada para se ajustar ao contexto da imagem que a ampara, aumentando ainda mais o efeito humorístico da quebra de expectativa.

Difusão e Repercussão

A maior repercussão do meme se deu no Twitter, com a hashtag acompanhada de uma imagem. Segundo o site Know Your Meme, depois de sua primeira menção já houve mais de 1,9 mihões de citações a ela. Logo que se popularizou, perfis direcionados especificamente ao meme surgiram, mas não alcançaram tanta visibilidade. Em outras redes sociais, especialmente o Facebook, ele também teve uma forte repercussão, que se deu com feitos de publicações no Twitter  postadas por páginas de humor, ou de imagens no estilo image macro.

O meme ultrapassou as fronteiras da rede social e foi parar nos estúdios fonográficos quando, no início de 2015, a dupla de hip hop americana Rae Sremmurd lançou uma música inspirada no meme, intitulada, obviamente, This could be us. Em seu refrão, assim como a canção original de 2012 e que deu origem ao meme, a frase é repetida diversas vezes, mas dessa vez uma das vozes completa: “…but you playing”.

Em solo brasileiro, o meme também inspirou o mundo da música. Em fevereiro de 2016, poucos meses após a popularização do meme no Brasil, a dupla de sertanejo universitário Humberto e Ronaldo lançou a canção Podia ser a gente com o refrão:

“Podia ser a gente
Mas você não colabora
Tava ficando sério
Mas você pisou na bola
Trocou amor por uma aventura de momento
Pra mim você foi tudo
Pra você fui passa-tempo”

Exemplos Notáveis

 

Tito Belo Gil
0 publicações
0 comentários
Nome
Tito
About / Bio
Tito Belo Gil é calouro de Estudos de Mídia e voluntário do #MUSEUdeMEMES. Antes de ir para a faculdade, ele escova os dentes com pó de cúrcuma e no intervalo gosta de lanchar raiz de broto de alfafa-braba, sempre acompanhada de areia com pedaços de borracha. Tito também acredita que você pode estar substituindo sua felicidade por muito estudo e alimentação saudável.
 
 

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *