O Rei do Gado Girando Todo Dia

Origem

“O Rei do Gado” foi uma novela exibida no horário nobre da Globo, em 1996. A trama, escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Luiz Fernando Carvalho,narrava uma saga familiar e a luta por terras no sertão brasileiro (tendo sido estrelada por Antônio Fagundes e Patrícia Pilar). A novela foi um grande sucesso na época e se tornou um clássico da teledramaturgia nacional. Muito marcante também foi sua abertura: ao som da música “Rei do gado”, pela Orquestra da Terra, a vinheta continha diversas tomadas aéreas de bois correndo por belas paisagens naturais. Ao final, Antônio Fagundes, na pele do personagem Bruno Mezenga, aparece em meio ao gado, girando em cima de um cavalo e se transformando em ouro.

Esta abertura chamou a atenção de João Vitor Vidal e Matheus Santos, ambos de 18 anos e estudantes de Ciências da Computação pela PUC-MG. Os dois entraram em contato com a novela durante sua reprise, em 2015, mas foi quando assistiram à abertura pelo YouTube que perceberam nela algo de cômico, como eles explicam: “É muito bizarro ver alguém girando com o cavalo em volta de um monte de boi e no fim se transformar em ouro. Sem contar a cara do ator Antônio Fagundes”.

Assim, os dois resolveram fazer com que esse giro fosse feito ao som de outras músicas, e criaram, no dia 26 de outubro de 2016, a página no Facebook “Todo dia o rei do gado girando com uma música diferente”. E o sucesso foi quase que imediato: em menos de uma semana, a página já tinha mais de 50 mil curtidas. A popularização definitiva veio com o terceiro vídeo, postado no dia 28 de outubro, que teve 338 mil visualizações – tendo sido compartilhada por 4.453 pessoas.

Gênero & Formatos

O meme se caracteriza como um vídeo de paródia. Ou seja, ele se utiliza de uma obra já existente (no caso, a abertura da novela) e provoca alterações nela, dando-lhe outros sentidos a fim de criar algum tipo de humor.

Gramática/Sintaxe

Na legenda do primeiro vídeo postado pela página, está escrito: “Sinceramente não sei o porquê dessa página”. E essa aparente falta de sentido é justamente o que provoca o humor – é basicamente assistir o rei do gado girando com uma música diferente a cada dia. Para isso, o vídeo é sempre alterado e ajustado ao ritmo da música utilizada. Assim, quando é uma canção alegre ou dançante, o rei do gado gira rapidamente e diversas vezes, quase como se estivesse dançando. Já quando é uma música triste e lenta, as imagens costumam aparecer em câmera lenta ou em preto e branco. O trecho da abertura original que mais aparece é, obviamente, o de Antônio Fagundes girando no cavalo e se transformando em ouro, mas outras cenas, como a dos bois correndo pelo pasto e pelo rio, também são recorrentes.

Diversas músicas já foram utilizadas para criar o meme, como o funk “Ah Lelek”, a clássica “The Sound of Silence”, “A Grande Família” e “I´ll Be There For You”, tema de abertura da série “Friends”, que contou, no vídeo, com a apresentação do “elenco” da abertura da novela – assim como ocorre na vinheta da série -, mas trazendo os atores “gado” e “ouro”, por exemplo.

Difusão e Repercussão

A difusão do meme se deu basicamente pelo Facebook, através dos diversos compartilhamentos. Hoje (8 de novembro de 2016) ela possui mais de 90 mil curtidas.
Além disso, a página foi muito comentada por blogs de notícias e pela imprensa em geral. Muitas matérias foram produzidas explicando sobre a fanpage e os criadores deram entrevistas a diversos portais, como o UOL Notícias e o blog do jornal Gazeta do Povo.

Eles contam que, depois da popularização, passaram a receber muitos pedidos de músicas para os vídeos e que agora se dedicam a atender ao máximo essas demandas para agradar o público, afirmando que a página continua sendo um hobby para eles, que não ganham e nem pretendem ganhar dinheiro com ela.

Apontam, ainda, para possíveis novos desdobramentos da página, afirmando que poderiam facilmente tirar humor e graça de outras novelas de sucesso, como “Alma Gêmea” e “Avenida Brasil”.

Exemplos Notáveis

https://www.facebook.com/reidogadogirando/videos/1825530084356995/

https://www.facebook.com/reidogadogirando/videos/1826532140923456/

https://www.facebook.com/reidogadogirando/videos/1830024217240915/

https://www.facebook.com/reidogadogirando/videos/1831885350388135/

 

Tito Belo Gil
0 publicações
0 comentários
Nome
Tito
About / Bio
Tito Belo Gil é calouro de Estudos de Mídia e voluntário do #MUSEUdeMEMES. Antes de ir para a faculdade, ele escova os dentes com pó de cúrcuma e no intervalo gosta de lanchar raiz de broto de alfafa-braba, sempre acompanhada de areia com pedaços de borracha. Tito também acredita que você pode estar substituindo sua felicidade por muito estudo e alimentação saudável.
 
 

4 comentários

  1. Marina Santos Oliveira disse:

    Adorei o primeiro exemplo, a música sincroniza muito bem com o vídeo de forma que o trabalho do diretor fica bem exposto em apenas poucos segundos. O rei do gado dourado girando captura a essência da novela ao contrastar os sonhos do rei do gado (representado pelo dourado de sua pele e da vaca) com a realidade (o gado em cor simples no fundo). O clímax do vídeo acontece no final quando presenciamos o gado correndo, porém o diretor esconde a fonte da motivação do gado, ficando ao telespectador tentar adivinhar a trama.

  2. Bruno Mattos disse:

    Em exemplos notáveis só o primeiro link está funcionando.
    O #Museu está demais, parabéns aos envolvidos.

  3. Renato Maia disse:

    terceiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *