Menos Luiza que está no Canadá

  • Home
  • Menos Luiza que está no Canadá

Origem e Difusão

O meme “Menos Luiza que está no Canadá” surgiu a partir de um comercial de uma construtora na Paraíba que convidou um conhecido colunista e sua família para promover um empreendimento imobiliário.

A frase surgiu em uma declaração do pai de Luiza, ao explicar o porquê de sua filha não estar presente. A frase em questão era: “É por isso que eu fiz questão de reunir toda a minha família, menos Luiza, que está no Canadá”.

Bastou uma frase para que o meme fosse criado e, a partir daí, entrar na boca do povo, tomando conta das redes sociais, principalmente Twitter e Facebook.

O comercial foi ao ar dia 5 de Janeiro de 2012 e em menos de duas semanas o vídeo já estava no YouTube. Em quatro dias já tinha atingido mais de 100 mil visualizações, chegando a ser o assunto mais comentado no Twitter, liderando os Trending Topics do Brasil com o hashtag #LuizaEstanoCanada, além de diversas montagens que foram vinculadas no Facebook.

[pullquote]Segundo Geraldo, os produtores do comercial colocaram a frase porque sua família é bem conhecida na Paraíba e as pessoas perceberiam a ausência da adolescente.[/pullquote]

Assim como todo grande meme, esse também ganhou várias montagens em vídeo no YouTube com diálogos editados que repetem o comercial da TV. Houve uma versão com um trecho do filme A Queda de Hitler, um forró, um falso Plantão da Globo e outras tantas manifestações.

Rendeu até um jogo na internet, a Fuze, empresa sediada em João Pessoa que cria e desenvolve aplicativos para Android e iOS, criou um jogo na web para homenagear o viral.

No jogo, Luiza precisa superar obstáculos em uma pista de esqui no Canadá para chegar intacta ao Brasil. No Tumblr também foi criado o “Menos Luiza que está no Canadá”, reunindo diversos vídeos e montagens com o meme.

Reações do Público

Diversos perfis no Twitter, onde o meme teve maior repercussão, que trabalham ou não com humor entraram nessa onda de sucesso. O @oclebermachado publicou: “BOMBA: Elenco do Flamengo viajará para a Bolívia completo, menos Alex Silva e Luiza que estão no Canadá”.

Já @ocriador disse em seu perfil: “O bom filho à casa retorna. Menos Luiza, que está no Canadá. Até o jornalista/apresentador Wiliam Bonner entrou na brincadeira e twittou: “Todo mundo pronto pra a reunião de editores do JN. Todos menos a Luiza, claro”.

O sucesso da expressão rendeu à imobiliária a venda de oito apartamentos, todos avaliados em R$700 mil cada. A partir daí, outras empresas usaram dessa estratégia.

O site Decolar.com, por exemplo, twittou: “Que tal visitar a Luiza que está no Canadá? Aproveite a oferta do Decolar.com”, a rede de telefonia celular Claro usou o ex-jogador Ronaldo para fazer propaganda no Twitter: “Tá todo mundo participando do Desafio Claro. Menos Luiza, que está no Canadá!”.

E também a Magazine Luiza, talvez a mais beneficiada devido a associação do nome, lançou um concurso cultural para eleger um novo nome para a empresa e a chamada foi feita por ninguém menos que a própria Luiza, sim, a que está no Canadá.

Os “fãs” da Luiza organizaram até uma recepção para recebê-la no aeroporto

A paraibana de 17 anos estava fazendo um intercâmbio no Canadá e adiou sua volta devido a toda essa repercussão. Luiza recebeu diversas propostas de trabalho e chegou a gravar um novo comercial para a mesma construtora e outras marcas.

Hoje, o vídeo de Luiza já possui 6.385.780 visualizações e dificilmente encontramos um internauta que não tenha ouvido falar da Luiza do Canadá.

* Trabalho apresentado na disciplina “Redes colaborativas e produção cultural" (2013.1) por alunos do curso de Estudos de Mídia.

Ficha técnica

Menos Luiza que está no Canadá

Criador(a)
Desconhecido
País de Origem
Brasil
Período de Circulação
2012
Plataforma
Twitter, YouTube
Formatos
Catchphrase
Mídia
Imagem
Referências
Logo

About Us

Get Consultation

Contact Us