Ibope

Origem

A margem de erro do Ibope virou meme nas eleições de 2014. A piada começou devido à grande diferença da pesquisa para os resultados finais das eleições, chegando a ser, em alguns estados, superiores a 10%.

Gênero e formato

O meme Segundo a Margem de Erro do Ibope é um image macro, em que a imagem é comparada a algo totalmente diferente. Pessoas com fisionomias completamente diferentes são dadas como as mesmas, segunda-feira vira quinta-feira e muitos outros exemplos de absurdos que nos fazem perceber que só em um universo paralelo fariam sentido. A legenda consiste em:

  1. Nome da pessoa ou elemento a ser comparado à foto na parte superior
  2. Texto “Segundo a margem de erro do Ibope” na parte inferior

Difusão e repercussão

O Ibope virou meme logo após o primeiro turno das eleições de 2014, ao errar os resultados de intenção de votos dos candidatos. No entanto, o instituto acertou nas pesquisas para o segundo turno, esfriando um pouco a brincadeira nas redes.

Exemplos notáveis

 

Dandara Bolada
5 publicações
2 comentários
Nome
Dandara Magalhães
About / Bio
Dandara Bolada é mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF e membro do #MUSEUdeMEMES desde sua graduação, quando foi bolsista de extensão do projeto. Como bondosa presidenta dessa nação memética, preocupa-se em pesquisa os memes relacionados a manutenção e/ou construção de uma imagem pública, especialmente de atores políticos de países conservadores ou autoritários. Soberana e poderosa, a Bolada é rainha o resto nadinha. VLW FLW
 
 

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *