Evergreen – Navio encalhado no Canal de Suez

Origem

 
No dia 23 de março de 2021, o navio Ever Given, da empresa Evergreen Marine, encalhou no Canal de Suez. Durante uma tempestade de areia, com fortes ventos, a embarcação de 400 metros de comprimento ficou presa no canal, em diagonal – a proa ficou presa em uma das margens e a popa quase tocou a outra.
 

 
O canal, inaugurado em 1869, é uma via marítima artificial, localizado no Egito, entre o mar Mediterrâneo e o mar Vermelho, de modo que navios consigam viajar entre a Europa e a Ásia Meridional sem contornar a África.
 
Mais de 27 mil metros cúbicos de areia foram dragados para que o navio voltasse a flutuar no dia 29 de março, portanto, seis dias após o encalhamento. Nesse tempo, o tráfego do Canal de Suez foi interrompido.
 
Cerca de 12% do comércio global passa pelo canal. Em 2020, aproximadamente 19 mil navios passaram por ele, por volta de 50 por dia. Sendo assim, os dias de navegação suspensa implicaram em impactos econômicos. Segundo o Lloyd’s List, publicação especializada em comércio marítimo, a cada dia de paralisação na hidrovia, cerca de mais de US$ 9 bilhões em mercadorias deixaram de circular. Outros efeitos indiretos foram o agravamento da escassez de contêineres; a interrupção do comércio de petróleo; e o aumento do número de atrasos nos portos.
 
O tráfego no Suez já havia sido paralisado outras vezes, mas nessa proporção foi a primeira. A situação inédita instigou a curiosidade e aguçou a criatividade dos usuários das mídias sociais, gerando uma miscelânea de memes de internet.
 

 

Difusão e Repercussão

 
No dia após o encalhamento, o assunto passou a ganhar notoriedade em plataformas de mídias sociais e em portais de notícia. No Twitter, o termo “Evergreen” foi parar nos Trending Topics, sendo tema de várias threads que contavam o caso. A dificuldade e a morosidade para a resolução do problema inflamaram a discussão.
 


 
Nesse sentido, chamou atenção a pequena escavadeira utilizada no processo de remoção de areia, de modo que a máquina protagonizou, ao lado do navio, uma grande quantidade de memes. Abdullah Abdul-Gawad, operador da escavadeira, reclamou dos memes. Segundo ele, o trabalho de 21 horas por dia, sem dormir, não foi motivo de graça. Os memes do navio da Evergreen foram destaque em vários sites noticiosos, como TecMundo, Revista Glamour e IstoÉ Dinheiro.
 

Gêneros & Formatos

 
A situação incomum serviu de referência para a produção de memes que satirizavam o encalhamento em si, além de outros que refletiam sobre fatos do cotidiano e política. A presença de intertextualidade foi intensa em memes que acionavam elementos do cinema, dos quadrinhos e de desenhos animados, isto é, da cultura pop em geral.
 
O formato “Exploitable” foi muito utilizado, com adição de elementos característicos de fotomontagens. O “Image Macro” também foi recorrente em memes compostos por uma imagem principal e legendas sobrepostas.
 

Exemplos Notáveis

 

 
Popolin Mello
1 entry
0 comentários
Nome
Guilherme Popolin
About / Bio
Ele mesmo, Popolin Mello. Cresceu em Rolândia (PR) ouvindo os disquinhos da Xuxa ao contrário. É doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Apesar de ser do Paraná, o sul não é o seu país e a sua república não é a de Curitiba. Além de pesquisar memes e Comunicação Política, gosta de discutir com quem entende de Britney Spears, pois, há mais de 20 anos, o seu trabalho é divulgar e enaltecer o trabalho da maior diva do pop. Se não conhece a história da Britney Spears, você vai ser muito criticada, viu?!
 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *