
Origem
No dia 16 de dezembro de 2014 foi anunciado que os EUA e Cuba declararam a retomada de relações diplomáticas. A internet mais uma vez, dentre as várias nos últimos doze meses, quebrou, ou seja, ficou lotada de comentários, opiniões e, é claro, memes sobre o assunto.
Difusão e repercussão
Como sempre, não deu nem tempo da notícia ser apresentada e já era comentada pelo mundo, principalmente no Twitter com a hashtag #CubaPolicy, chegando aos Trending Topics mundiais. Como o povo brasileiro não perdoa ninguém, no mesmo dia também surgiram memes para ilustrar esse momento histórico mostrando.
Gênero e formatos
Em sua maioria, os memes eram imagens de reconciliações de personagens ou fotos de pessoas, conhecidas por não se darem muito bem, sorrindo juntas.
Exemplos notáveis

eu estou em primeiro pela amizade