Eu não gosto de ignorância

Origem

 
Em janeiro de 2020, uma edição inédita do reality show Big Brother Brasil (BBB) começou, com participantes inscritos como de costume e, uma novidade, com a presença de famosos. Além disso, um celular para a realização de stories e um muro dividindo a casa foram inovações do BBB 20. Com muitas tretas e momentos divertidos, a edição deu o que falar. Um dos marcos mais importantes foi a discussão entre os participantes Flay e Victor Hugo, quando estavam discutindo sobre um almoço, e o brother deu sua opinião de que “não era muito fã”. Logo após, Flay respondeu “não tem muito o que fazer”. A discussão se prolongou até que ela disparou em um tom sério: “eu não gosto de ignorância, não, viu, Victor Hugo.”
 

Difusão e Repercussão

 
A frase dita pela participante virou um meme e viralizou nas redes sociais. O meme se tornou um hit no Brasil e se transformou até em fantasia de carnaval. No Twitter foi possível ver vários internautas imitando a cantora, bastava usar uma blusa rosa – peça que se tornou um símbolo da participante Flay – e uma plaquinha com a frase que o meme estava pronto.
 
A difusão foi tão grande que durante o Prêmio #RedeBBB 2020, as apresentadoras Ana Clara e Fernanda Keulla o anunciaram como o grande vencedor na categoria melhor meme, com 32,41% dos votos. Até mesmo o perfil oficial do BBB fez um trocadilho com o meme.
 

Gêneros e Formatos

 
Com toda a repercussão, as pessoas passaram a se apropriar da frase e modificá-la. Foram criadas diversas versões para o meme na web, transformando-o em um patrimônio do Twitter. Agora, o meme pode ser usado em qualquer situação. De política a filmes, e até em outras línguas, o meme pode ser compreendido como uma “catchphrase” ou “snowclone”, quando a expressão “eu não gosto de ignorância, não, viu, Victor Hugo” é utilizada por si só ou apresenta variações, respectivamente. Quando uma imagem como plano de fundo é compartilhada com legenda sobreposta caracteriza-se o formato “image macro”; há a presença do formato “exploitable” quando fotomontagens são utilizadas, por exemplo, para sobrepor rostos de outras pessoas ao rosto de Flay.
 

Exemplos Notáveis

 
 
Gabriela Alecrim Dourado
0 publicações
0 comentários
Nome
Gabriela Dias
About / Bio
Faculdade tóxica, trabalhos tóxicos, textões tóxicos. Todo mundo é tóxico e abusivo menos eu que sou um alecrim dourado que nasceu no campo e entrou pro #MUSEUdeMEMES.

1 comentários

  1. Isaac Amido disse:

    Husheuehesu muito bom. Ovo dar stream pro museu.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *