Esquecido no Churrasco

Origem

 
Em 2010, Adriana Bombom compareceu a um churrasco de amigos com suas filhas, Olivia e Thalita, tornando-se manchete no Jornal Extra. No dia 19 de maio de 2010, o colunista Léo Dias publicou uma nota no jornal com o título “Adriana Bombom esquece as filhas em churrasco”, alegando que a ex-dançarina teria saído para buscar um casaco para as filhas, retornando para buscá-las somente no dia seguinte às dez da manhã. A partir daí, ser “esquecido no churrasco” se tornou um meme extremamente conhecido e repercutido até hoje quase como uma expressão popular – utilizado muitas vezes para se referir a alguém ou algo que fora esquecido pelo público ou pela mídia.
 
Porém, dez anos após o ocorrido, foi revelada uma reviravolta: o tal esquecimento nunca aconteceu realmente. Adriana Bombom nunca esqueceu, de fato, as filhas no churrasco. A revelação foi feita por uma das filhas de Adriana que, ao ver um usuário do Twitter comemorando os dez anos do meme, resolveu esclarecer a história. Segundo Thalita, a filha mais nova de Bombom, a situação não passou de um boato criado para sujar a reputação de sua mãe, que na época estava no meio de um complicado divórcio com o cantor Dudu Nobre, pai das duas meninas.
 

Difusão e Repercussão

 
Embora a publicação da manchete tenha acontecido em 2010, o meme demorou um pouco para repercutir nas redes sociais. Foi depois de ressuscitarem a notícia no twitter que o meme com Adriana Bombom viralizou e se disseminou pelas mídias, mantendo-se popular até hoje. A popularidade do meme foi tamanha que, em 2019, a Netflix contratou Bombom para uma campanha publicitária na intenção de divulgar a segunda temporada de uma de suas séries originais, The OA. A campanha se tratava de um vídeo em que a ex-dançarina recriava o evento do churrasco, porém, no lugar das filhas, ela voltava para buscar a nova temporada do seriado. Essa escolha de contratar Adriana para a campanha foi motivada pelo fato dos fãs usarem frequentemente o meme “esquecido no churrasco” para se referir ao descaso que a plataforma de streaming tinha com a série.
 

 

Gêneros e Formatos

 
O uso do meme nas redes sociais se resume basicamente em reapropriar a expressão “esquecido no churrasco” em contextos variados. Como fora dito antes, o meme aparece geralmente em contextos relacionados à esfera midiática, sendo utilizado para questionar quando um elemento da cultura pop (um personagem, um ator, uma série) não recebe o devido reconhecimento, então, é dito que o mesmo foi “esquecido no churrasco”. A expressão pode aparecer em formato de “catchphrase” (bordão) como no exemplo anterior, mas também como “snowclone” (cópias da estrutura do meme mas com certos detalhes modificados para alterar o contexto).
 

Exemplos Notáveis

 

 
Gabriel Golpista de Uberlandia
0 publicações
0 comentários
Nome
Gabriel Magarão
About / Bio
Eu vou tomar essa faculdade inteira nas minhas mãos, você quer ver se eu não vou? Gabriel Golpista de Uberlândia é graduando em Estudos de Mídia e servo de deus nas horas vagas.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *