#EleNão

Origem

No dia 29 de setembro de 2018, um ato convocado por mulheres contra o candidato a presidência do PSL Jair Bolsonaro tomou as ruas de todos os estados brasileiros e do distrito federal. O movimento #ELENÃO reclama o protagonismo feminino em defesa da democracia e dos diretos das mulheres ameaçados pelo candidato. Mas o #ELENÃO não se apresenta somente como um ato de protesto de rua tradicional. Antes do ápice com as passeatas físicas, o movimento já tomava força na internet com participações de milhões de usuários de redes sociais além de personalidades da Mídia nacional e internacional. No Brasil, a hashtag se espalhou através de posts espontâneos de usuárias nas redes e como uma corrente de posicionamento entre artistas. O grupo do Facebook “Mulheres Contra Bolsonaro”, que conta com milhões de mulheres participantes, foi um dos berços mais importantes da hashtag e um de seus maiores propagadores.

Difusão & Repercussão

Num movimento tão grande e difuso, é difícil rastrear seu inicio, o mesmo vale para a #ELENÃO. Nas semanas anteriores aos atos, porém, foi quando se notou maior repercussão do movimento online. Através do grupo Mulheres contra Bolsonaro, no qual se deram boa parte das movimentações que deram origem aos atos de rua no dia 29, além de varias ações online contra o candidato do PSL.

Uma das formas de propagação da hashtag foi a corrente entre mulheres artistas/famosas em suas redes sociais. Um caso notável foi o que envolveu a cantora Anitta, após ser criticada por seguir um perfil de instagram pró Bolsonaro, Anitta foi questionada por seus seguidores sobre seu posicionamento, visto que a comunidade LGBT compõe grande parte de sua base de fãs. Ela se negou a declarar voto em defesa de seu direito de voto secreto, mas após receber a corrente através de Daniela Mercury, se posicionou a favor da hashtag. Ambas receberam inúmeros deslikes e criticas por parte dos seguidores de Bolsonaro em suas redes e em propagandas que continham a imagens destas artistas. Milhares de usuários do facebook passaram a utilizaram a hashtag também em suas fotos de perfil.

Após tanta propagação em redes sociais, grupos de mulheres online passaram a convocar atos por todo o Brasil visando campanha negativa sobre Bolsonaro, visto que haviam disputas sobre se unificarem em torno de um candidato somente. O ELE NÃO parte de um pressuposto maior do que somente apoiar uma candidatura, ele visa como objetivo a critica e o repudio ao projeto de governo de Jair Bolsonaro. No dia 29, esses atos ocorreram tanto no Brasil quanto em cidades de outros países como Lisboa, Londres, Berlim, e a mídia internacional chamou atenção para o que seria o maior protesto do movimento feminista brasileiro.

Gêneros & Formatos

Num campo de classificações possíveis para o universo dos Memes, o ele não pode ser enquadrado como um meme de ação popular, visto que mobiliza uma causa social e indica uma manifestação coletiva sobre um objetivo comum. Num todo ele se deu através de hashtags, peças gráficas com os dizeres ELE NÃO e alterações de avatares nos perfis de redes sociais.

Ficha técnica

Criador(a)
Movimento #EleNão
País de Origem
Brasil
Período de Circulação
c. 2018
Plataforma
Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp
Formatos
Ação popular, Catchphrase e Hashtag
Mídia
Imagem, texto e vídeo
Referências
Eleições 2018

Exemplos Notáveis

Sobre o(a) curador(a) desta coleção
Carlinhos do Ingá
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Carlos Bonifácio
About / Bio
Achou que eu não ia cagar regra hoje? Achou errado, otário! Carlinhos do Ingá é aluno de graduação em Estudos de Mídia e bolsista PIBINOVA/UFF no projeto "A política dos memes e os memes na política". Tem interesses diversos entre eles passar raiva com páginas de reaças na internet e destilar ódio à musica pop no twitter... #RockWins
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