Do terceirão pra vida

Origem

 
Tendo em vista que a expressão “Do terceirão pra vida” é empregada para satirizar amizades promissoras que por algum motivo foram desfeitas, o meme surge a partir de um senso comum muito reproduzido durante o Ensino Médio: o de que as amizades construídas naquele momento e ambiente irão durar para sempre. Trata-se, portanto, de uma ingenuidade, já que na maioria das vezes isso não se concretiza, seja por brigas ou simplesmente pela inevitável separação que ocorre após a conclusão da etapa escolar.
 

Gênero e Formatos

 
O meme é constituído fundamentalmente por uma imagem, que contém uma ou mais personalidades – podendo ser ficcionais ou não – as quais, inicialmente, nutriam entre si algum tipo de relação amistosa (seja ela de amizade, amorosa, profissional…) que foi rompida após desentendimentos. Somado a isso, tem-se a catchphrase “Do terceirão pra vida” como legenda ou compondo a própria imagem.
 

Difusão e Repercussão

 
O meme apareceu em suas primeiras versões no Twitter em 2018, popularizando-se a partir de fevereiro de 2019 por meio de contas de fã clubes, que ironizavam brigas e separações entre ídolos teen, como One Direction, Demi Lovato e RBD. O “do terceirão pra vida” rapidamente se espalhou, ganhando versões que satirizavam a briga entre Anitta e Pablo Vittar ou Anitta e Nego do Borel, entrando para o Twitter Moments e sendo veiculado em portais dedicados ao entretenimento, como Hugo Gloss, Capricho e Pop Line.
 
Chegando também no Facebook, o meme passou a ser utilizado para tratar de outras temáticas, como séries, filmes e política, sempre satirizando brigas e desavenças entre dois ou mais sujeitos. A partir daí se tornou extremamente difundido em ambas as redes à medida em que se somavam novas contribuições dos usuários, isto é, o meme volta e meia torna a aparecer nas mídias sociais. Recentemente, por exemplo, o “do terceirão pra vida” foi utilizado para ironizar a saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça.
 

Exemplos Notáveis

 
 

 
Mari do Hype
0 publicações
0 comentários
Nome
Mariana Guerra
About / Bio
Quem é moderno aí, meu? Quem é cool aí, meu? Eu sou! Mari do Hype é graduanda do curso de Estudos de Mídia na UFF, tem grande apreço por memes peculiares, e mantém seu status de very hype and very fashion estando atenta às tendências e escrevendo sobre elas no site do #MUSEUdeMEMES.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *