#cidadeolimPICA

Origem

Após meses fechada ao público como parte do ciclo de grandes obras que antecederam os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no dia 14 de setembro de 2015 a Praça Mauá foi reaberta ao público carioca, despertando a atenção de frequentadores e turistas que registravam a passagem pela revitalizada Zona Portuária do Rio. Para celebrar o acontecimento que ocorreria no ano seguinte, alçando a cidade ao calendário internacional de eventos, foi instalada no local uma grande escultura com imagem da hashtag #CIDADEOLIMPICA, compondo o cenário em conjunto com os recém-criados Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio de Janeiro, às margens da Baía da Guanabara. Satisfazendo a curiosidade, visitantes foram foram além dos convencionais registros fotográficos com a obra; muitos deles resolveram brincar com parte da escultura – cujo significado em diversas partes do Brasil relaciona-se com conteúdo adulto.

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Grande parte dessas interações com a obra foram parar nas redes sociais e na mídia, mostrando que o brasileiro não perde o registro – nem a piada.

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Difusão e Repercussão

As fotos com a palavra PICA inundaram as redes sociais como o Twitter, Instagram e Facebook já a partir da reabertura do espaço ao público, alcançando outras mídias, que passavam a noticiar o fato com curiosidade e bom humor. O BuzzFeed noticiou o ocorrido em 21 de dezembro de 2015 sob o título “Realmente, não temos maturidade para sediar as Olimpíadas", enquanto a versão online do jornal “O Globo" destacava que “escultura no Rio era 'distorcida' em rede social".

Gêneros e Formatos

#cidadeolimPICA trata-se de um comportamento social manifesto pictoricamente pela fotografia que alcançou grande repercussão na internet, alavancado, sobretudo, pelas redes sociais. Tornou-se um enorme sucesso, com os visitantes do local divulgando suas imagens bem humoradas de interação com a escultura via utilização da hashtag, somente com as últimas quatro letras da composição e compartilhando sua experiência na Cidade Maravilhosa via redes e aplicativos, como o WhatsApp.

Foi pica.

Ficha técnica

Criador(a)
Desconhecido (a)
País de Origem
Brasil
Período de Circulação
2015, 2016
Plataforma
Buzzfeed, Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp
Formatos
Ação Popular, Comportamento Social, Hashtag, Trolling
Mídia
Imagem
Referências
Olimpíadas de 2016 do Rio de Janeiro

Exemplos Notáveis

Sobre o(a) curador(a) desta coleção
Rafael Polêmico
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Rafael Polêmico
About / Bio
Um currículo? Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense, bacharel em Direito com complementação em Empreendedorismo e Inovação, graduando em Arquivologia, voluntário do projeto #MUSEUdeMEMES. Uma cor? Azul. Uma atriz? Fernanda Montenegro. Um cantor? Roberto Carlos. Um exemplo? Jesus Cristo. E Ivete. Vida? Deus. Deus? Vida. Vivi ou Gracy? Belo. Uma frase? Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Um museu? De memes. Esse é Rafael Polêmico.
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