Origem

As icônicas cenas da personagem Carminha (Adriana Esteves) foram ao ar na novela Avenida Brasil em 2012. Entre as cenas marcantes está a que a personagem toma um susto ao entrar em casa e perceber que seu plano de matar o amante e cunhado não deu certo, pois Max (Marcello Novaes) está com toda a família na sala. Outra cena icônica é da descoberta de Carminha como vilã da novela. Quando Max deixa fotos dos dois juntos para a família, a personagem tenta se explicar, mas no final acaba cedendo e admitindo todo seu ódio pelos parentes.

 

Difusão e Repercussão

Em 2012, já haviam memes relacionados às cenas da Carminha, pois a novela sempre teve muita repercussão. Atualmente, memes relacionados a essas cenas retomaram a força, principalmente no Twitter, devido à reprise de Avenida Brasil no final de 2019 e começo de 2020. Os contextos em que as imagens se encaixam hoje vão desde expressões de humor sobre algo cotidiano até piadas acerca da quarentena. Outro ponto importante que ajudou a manter o meme vivo foi o aplicativo Tik Tok, no qual é possível dublar as cenas icônicas da vilã da novela. Inclusive, o filho da atriz Adriana Esteves vem reproduzindo cenas com ela e mantendo o assunto em alta.

 

Gênero e Formatos

O meme é utilizado de diversas formas: com frases faladas pela personagem, que podem ser caracterizadas como catchphrases quando utilizadas isoladamente, e com frases de situações normalmente engraçadas – complementadas com as imagens das cenas. Um formato muito comum também é o Reaction Face ou o Reaction GIF (REAC) que expressa uma reação do interlocutor em um comentário a partir de uma imagem que verbaliza ou não um comportamento. As imagens com legendas sobrepostas caracterizam também o formato “image-macro”.

 

Exemplos Notáveis

 

 

Duda dos privilégios
0 publicações
0 comentários
About / Bio
Eu tive privilégios por quê? Eu entrei SIM pro Meme Clube! Eu fiquei SIM na cantareira depois da aula! E se eu continuei bebendo é porque eu MERECI! Não tenho culpa se ela vai embora pra casa depois da aula.
 
 

1 comentários

  1. Dianne Pimenta disse:

    Amei o museu de memes, voltarei a visita-lo sempre! kkkk

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *