Cabeleleila Leila

Origem

 
“Sterblitch Não Tem Um Talk Show” é o nome do talk show brasileiro estrelado pelo humorista Eduardo Sterblitch. Produzido pelos Estúdios Globo, o programa começou a ser transmitido pelas mídias sociais do Gshow e pelo serviço de streaming Globoplay em junho de 2020, visando entrar “no universo da internet” por meio de “entrevistas, games e dinâmicas divertidas com a linguagem web”. Assim, um dos quadros de maior sucesso do programa tem sido aquele que se propõe a ironizar propagandas comerciais a partir da criação de cômicos anúncios fictícios. Nesse momento, então, chegamos ao tão disseminado Cabeleleila Leila, produzido – para desgosto de alguns – não pela famosa Leila e seu sobrinho-neto Luís Cláudio, mas pelo Talk show do humorista global. Publicado no dia 10 de julho de 2020, o vídeo viralizou alguns dias depois, gerando os primeiros memes, que logo se multiplicaram pelo Twitter, Instagram e TikTok.
 


 

Gênero e Formatos

 
Os memes da Cabeleleila Leila tornaram-se muitos em pouco tempo. Imagens, publicações textuais e vídeos foram utilizados para brincar com elementos do comercial produzido pelo talk show de Sterblitch. Usuários do Twitter modificaram seus nomes na rede para “cabeleleila Leila”; indivíduos no Instagram publicaram imagens de seus cortes de cabelo junto a legenda “cabeleleila Leila”; e vários TikTokers agregaram sentido ao meme ao performá-lo de diversas maneiras, a partir do efeito de tela verde, que permitiu a reprodução do vídeo original em um plano secundário.
 
Observamos, nesse sentido, que todas essas apropriações têm um ponto em comum: a repetição de trechos específicos da “propaganda”. Assim, imitando a entonação do vídeo ou dando ênfase a trechos que parecem ter sido retirados de um trava-língua, os memes ironizam a cacofonia e os erros gramaticais da expressão cabeleleila Leila. Vale ressaltar ainda que alguns dos memes observados não se referem exclusivamente ao jogo de palavras da propaganda, mas a seus elementos e/ou personagens. O “sobrinho-neto Luís Claúdio”, por exemplo, também foi alvo das brincadeiras. Dessa forma, os memes da Cabeleleila Leila podem ser enquadrados na categoria Catchphrase – evocada ao tratarmos de memes que surgem a partir de bordões, slogans ou sentenças marcantes.
 

Difusão e Repercussão

 
Tornando-se popular cerca de duas semanas após a publicação do vídeo original nas mídias sociais de Sterblitch, o meme da Cabeleireira Leila logo se disseminou, principalmente no Twitter, TikTok e Instagram. Em tais redes foi possível encontrarmos brincadeiras não apenas a partir do vídeo em seu idioma original, como também em francês, espanhol, coreano e inglês. As associações entre a cabeleireira Leila e outros negócios brasileiros, como a SobranScheila, a Priscílios, a Esthertica e o DesamaSandro também foram muitas, resultando, inclusive, na criação de uma paródia da música Burguesinha, interpretada pelo cantor e compositor Seu Jorge. Figuras públicas, como Bruno Gagliasso e Fernanda Paes Leme também brincaram com o meme por meio de suas contas no Twitter.
 


 
Noticiado em veículos e portais como o Extra, Catraca Livre, Uol e Hugo Gloss, o meme atingiu diretamente a vida de algumas pessoas, como a real cabeleireira Leila. Em entrevista ao G1, a empresária do interior de São Paulo contou que vêm recebendo, desde o dia 22 de julho, diversas mensagens relacionadas ao meme.
 
Diante do sucesso, Eduardo Sterblitch divulgou uma continuação do vídeo original, dessa vez intitulado “Centro de Beleila Leila Cabeleleilos”. Publicado no dia 28 de julho, nas contas pessoais do humorista no Instagram e Twitter, o novo comercial afirma que Leila, a cabeleireira, após receber muitas demandas e oportunidades de trabalho, conseguiu transformar seu pequeno salão em um negócio mais elaborado. “ […] Cabeleleila Leila. Graças a vocês formamos agora um time de profissionais capacitados, gentis, honestos e gentis. Para atender todos os seus desejos mais profundos no que diz respeito a cabelos, unhas, esteticismo de modo geral. Cabeleleila Leila […] a Dora depiladola, a massoterapeuta Márcia, a esteticista Cissa, o Pedro cure e a Bárbara barbeira, um talento nato pra poder fazer sua barba”, divulga a “propaganda”, que manteve os padrões visuais e de entonação do primeiro vídeo.
 


 
Grandes empresas, como o Burguer King, também aproveitaram o sucesso do meme. Ainda no dia 28 de julho, a conta oficial do Burguer King Brasil no Twitter compartilhou uma propaganda na qual o estabelecimento divulgava seus produtos por meio da mesma estética utilizada nos vídeos originais e nos memes da Cabeleleila Leila.
 


 

Exemplos Notáveis

 


 


 


 
 
 

 
 
As 30 personalidades de Lelê a 80km/h
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Nome
Letícia Sabbatini
About / Bio
Lelê a 80km/h já foi aspirante a pedreira, médica, chefe de cozinha e bailarina. Acabou caindo no jornalismo por escolha de suas outras 26 personalidades (viva la democracia!). Mestranda em Comunicação pela UFF e jornalista pela UFRRJ, Letícia se dedica a pesquisar tecnologias com recortes de gênero, mas também é obcecada por Masterchef, filmes da Disney e séries de investigação criminal.

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