Bob Esponja

Origem

O desenho Bob Esponja Calça Quadrada de 1999 da emissora Nickelodeon, é um clássico que cativa crianças e adultos com as aventuras no fundo do mar. Com mais de 20 anos de duração, o desenho rendeu e ainda rende bons memes na internet, o programa originalmente de teor infantil ganhou uma nova relação para além da televisão com seus fãs, agora já mais adultos.
 
Um desses memes é o “Bob Esponja Cansado” representado por uma imagem do personagem encostado em uma pedra e com uma expressão de cansado. Tal imagem se encontra no episódio “Com Calças Naturais”, 18º da primeira temporada. No episódio, Bob decide viver como as águas vivas, mas seus amigos decidem trazê-lo de volta para casa. Patrick percebe que não conseguirá convencê-lo e resolve, portanto, caçá-lo como se caça uma água viva. Dessa caça, surge o meme tão conhecido: de tanto Bob correr de Patrick e, num momento despistá-lo, ele encosta em uma pedra. Informações retiradas de um site alega que “A imagem foi usada como meme a primeira vez no dia 22 de março de 2018, pelo usuário do Twitter @DJJVMZ, que a usou com a legenda “eu depois de tirar minha cinta”. O meme é usado para demonstrar sufoco ou cansaço que as pessoas passam após certas ocasiões que são explicadas nas legendas da imagem.
 
Outro meme considerado engraçado é o “Bob Esponja das Cavernas”. A imagem foi retirada do episódio “SB-129”, 27º também da primeira temporada. Nesse episódio, Lula Molusco se esconde no refrigerador do Siri Cascudo – restaurante em que trabalha – e fica 2000 anos preso no congelador, sendo encontrado pelo Bob do futuro. No futuro, Lula encontra uma máquina do tempo que o traria de volta ao presente, porém, retorna mais do que o previsto, chegando até a pré-história. Nessa época, encontra Patrick e Bob das cavernas. Desse momento, surge mais um meme bastante utilizado nas redes sociais. Tal meme é usado para representar situações em que a pessoa se encontra desprevenido ou até mesmo, perdido.
 
Vale citar o meme do “Patrick Surpreso”, originada de uma cena do filme do Bob Esponja lançado em 2004, quando Patrick se assusta ao ver o carro deles cair no abismo. Sua expressão de queixo caído representa muita coisa para os usuários dos memes: surpresa, medo, susto, entre outros, portanto, o meme é bastante versátil.
 
Há também o meme do Bob Esponja com o arco íris, retirada do quarto episódio da 3ª temporada. Nesse episódio, Bob é questionado por Lula Molusco sobre como uma caixa de papelão faz tantos sons como se fosse uma televisão e então Bob responde: “É só usar a imaginação” formando um arco íris com suas mãos no momento em que ele fala a palavra imaginação. Dessa cena, surge a primeira versão do meme “foda-se”, na qual introduziram a palavra “foda-se” surgindo em conjunto com o arco-íris. Ao decorrer do tempo, criaram-se mais legendas diversificadas, portanto, cada versão é utilizada em determinada situação, entretanto é usualmente utilizada com o intuito de debochar de algo ou alguém.
 
E por último e mais atual meme do Bob Esponja, podemos citar o “comia fodasse”: mais uma vez o Bob sendo utilizado para representar situações nas quais as pessoas estão realmente indiferentes. A imagem é retirada de um jogo lançado em 2003 chamado “Kah Rah Tay Contest”, no qual Bob e Sandy lutam karaté e nos primeiros segundos do início da luta entre Bob e a Sandy  ele a cumprimenta posicionando as duas mãos justaposta e apontando para baixo.
 
Segundo o site “Know your meme”, a primeira vez que utilizaram essa imagem (ainda sem a legenda que conhecemos atualmente) foi em 2015 no site 4chan. Em 2016, lançaram um vídeo no youtube da imagem com uma legenda “breath in, boi”. Após isso, ocorreram outras postagens em outros websites, possibilitando que o meme se tornasse viral. Entretanto, a versão brasileira com a legenda “comia, fodasse” só foi vista na internet pela primeira vez em junho de 2019, de acordo com o Google Trends. Depois de difundido, surgiram inúmeras versões com inúmeras legendas e o uso de cada meme varia de acordo com a legenda e a situação.
 

Difusão e Repercussão

Os memes são bastante difundidos como figurinhas no Whatsapp. São também utilizados como respostas em escrito, sem a utilização da imagem como referência aos memes.
 
A repercussão foi tão grande e popular que a Nickelodeon lançou uma linha de brinquedos de bonecos nas poses de alguns memes mais famosos do Bob Esponja: “Patrick Surpreso”, “Bob Galinha”, “Bob Esponja das Cavernas”, “Bob Imaginação” e ainda um do Lula Molusco. Os brinquedos são vendidos pela Amazon e também pela Rihappy.
 

Gênero e Formatos

Os diversos memes do Bob Esponja são considerados do tipo “image-macro”, pois consistem em uma imagem de fundo com a legenda por cima. Algumas vezes, os memes podem ser compartilhados apenas com o texto, por exemplo, em uma conversa responder “comia fodase” sem o uso da imagem. Nesses casos, é considerado uma “catchphrase”: uma sentença marcante.
 

Exemplos Notáveis

Isis Milionária
0 publicações
0 comentários
About / Bio
Oi meu nome é Isis, tenho 19 anos e tenho 1 milhão de memes acumulados para rir. Não tem segredo: o que fiz fui entrar pro #MUSEUdeMEMES logo depois que ingressei no curso de Estudos de Mídia na UFF.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *