Bíblia em memes

Origem

 
Diferente dos memes bíblicos, que fazem referência ao contexto cristão de forma mais ampla, retratando – por exemplo – experiências de fiéis e seguidores, a Bíblia em memes surgiu com uma proposta mais específica: apresentar passagens famosas da escritura por meio de memes. Assim, indo além da brincadeira com experiências e conceitos cristãos, diversos indivíduos vêm se referindo a personagens e passagens bíblicas – como a relação entre Caim e Abel, a expulsão de Eva do Jardim do Éden e a ressurreição de Jesus – por meio de memes populares nas mídias sociais. Dessa forma, tornou-se não raro encontrar associações exóticas e bem-humoradas entre figuras situadas em pontos completamente diferentes da história, como comentários que relacionam o corte de cabelo de Sansão à Gretchen depois de mudar o penteado.
 
A Bíblia em memes se popularizou pela primeira vez em 2019 a partir de uma publicação no Facebook. O post, feito no grupo Lana Del Rey Vevo, mais conhecido como LDRV, convidou os usuários a reagirem às passagens bíblicas a partir de memes. O movimento, então, ganhou um enorme alcance devido aos muitos comentários que satirizavam momentos como a visita dos três reis magos após o nascimento de Jesus e a construção da arca de Noé.
 


 

Gênero e Formato

 
A Bíblia em memes utiliza memes já explorados e conhecidos nas mídias sociais para representar visual e ironicamente personagens e acontecimentos marcantes para a doutrina cristã. Originalmente feita por diferentes indivíduos a partir de comentários em uma publicação no Facebook, hoje, a Bíblia em memes circula também por meio de threads e prints no Twitter e Instagram.
 
Em sua maioria, a Bíblia em memes é ativada a partir do formato Reaction Face, que expressa a reação do personagem após um acontecimento. A frase “o faraó Ramsés vendo o mar vermelho se abrir no meio” junto a uma imagem do popular “garoto-meme”, Gavin Mastodon, chocado e incrédulo é um bom exemplo de como a Bíblia em memes se estrutura. Em alguns casos, os memes utilizados são editados para que melhor se adequem ao contexto bíblico. Estes, por sua vez, também podem ser classificados como Exploitables, pois utilizam recortes e montagens a partir de uma sobreposição de imagens. A fotomontagem que inseriu elementos da representação visual de Noé na modelo Nicole Bahls, protagonista do famoso meme Sai Daqui!, exemplifica esse uso.
 

Disseminação e Repercussão

 
Ainda que tenha se disseminado inicialmente no primeiro semestre de 2019, a Bíblia em memes volta e meia retorna a circular nas mídias sociais, principalmente no Facebook e no Twitter. No dia 23 de julho de 2020, por exemplo, usuários do Facebook voltaram a engajar, por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos, uma antiga publicação, datada de 02 de maio de 2019. Nesta, encontram-se 11 prints que exemplificam a Bíblia em memes. No Twitter, muitas são as threads que se propõem não apenas a compartilhar prints dos memes criados na publicação original do LDRV, mas a criar diferentes e inusitadas associações. Ainda que em menor número, a Bíblia em memes também pode ser encontrada no Instagram, em perfis como o @Bibliaemmemes e a partir da #BibliaemMemes.
 
A reação da comunidade cristã foi positiva. Apesar de alguns indivíduos reclamarem da brincadeira, argumentando geralmente falta de respeito para com a referida doutrina, muitos foram os cristãos que se divertiram (e ainda se divertem) com a Bíblia em memes. Páginas como Senhora Gospel e Gospelmente, que respectivamente possuem 812 mil e 2,7 milhões de curtidas no Facebook, compartilharam diversas vezes a brincadeira, também chamada de Tour da Evangelização.
 

Exemplos Notáveis

 

 
 
As 30 personalidades de Lelê a 80km/h
0 publicações
0 comentários
Nome
Letícia Sabbatini
About / Bio
Lelê a 80km/h já foi aspirante a pedreira, médica, chefe de cozinha e bailarina. Acabou caindo no jornalismo por escolha de suas outras 26 personalidades (viva la democracia!). Mestranda em Comunicação pela UFF e jornalista pela UFRRJ, Letícia se dedica a pesquisar tecnologias com recortes de gênero, mas também é obcecada por Masterchef, filmes da Disney e séries de investigação criminal.
Email
leticiasabbatinimalta@gmail.com

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *