Aquele salgado é de que?

• Aquele salgado é de que?

No começo do mês de agosto de 2018, surgiu um meme que brinca com uma atitude comum do dia-dia: a de tentar descobrir o sabor de algum salgado na hora de comprá-lo, um questionamento comumente feito em bares, lanchonetes e barraquinhas pelo Brasil.

A ideia da brincadeira é escolher imagens nas quais pessoas conhecidas ou figuras nas mais variadas situações estão apontando para algum lugar, como se estivessem apontando para perguntar qual recheio aquele salgado tem, de que sabor ele é.

Tudo teria começado com a imagem da estátua que representa o anjo da morte, em que ela aponta para baixo. A partir da união da pergunta com a legenda e a foto, o reconhecimento foi imediato e a quantidade de versões dessa foto foi se espalhando, rapidamente, durante todo mês, como aponta o Google Trends.

A criatividade do meme é ainda maior quando a legenda faz a associação de uma característica da figura da imagem com a pergunta, como no caso da versão dedicada à cantora Anitta, que brinca com a sua ascensão na carreira internacional, em que a artista faz lançamentos de músicas em três línguas: Inglês, Espanhol e Português.

Outra forma de sucesso desse meme foram as adaptações a trechos de músicas famosas, tendo as imagens direcionadas aos artistas que as cantam, como se esses artistas fizessem a pergunta cantarolando um trecho de sua música e encaixando na pergunta.

Ainda pela explosão do sucesso do meme ter acontecido no mês de agosto, um momento atrelado ao início do período de eleições com os debates e as sabatinas aos candidatos, a quantidade de versões direcionadas a figuras políticas também foi grande.

Como aponta o Google Trends, a aceitação do meme não ficou exclusiva a uma região do país, e sim bastante espalhada por todo território nacional, o que demonstra que o reconhecimento da atitude de fazer esta pergunta é compartilhada nacionalmente.

Gênero & Formatos

O meme tem característica de um snowclone por conter image macros em que a legenda atende ao padrão de sempre ter, no fim, o trecho: “…salgado é de que?", mas pode apresentar variações no início com o uso de “aquele", “esse", “de que"…

Outra característica desse meme é a de relacionar-se com outros memes, o chamado “metameme”, quando coloca o rapper Akon fazendo a pergunta  “qual é esse salgado" do mesmo jeito expressado no meme em que ele estaria “aconselhando” as pessoas, por exemplo.

Outro exemplo é quando colocam a foto do motorista/apresentador Rogerinho do Ingá, do programa cultural Choque Cultura, fazendo a pergunta, mas chamando de otário -um bordão usado por ele no começo dos programas.

Desconhecido (a)
c. 2018
Ação popular, Catchphrase, Metameme, Snowclone

Percebe Cavalo a Petulância do Raphael
Raphael Montemor
Acostumado aos cavalos da roça, o Petulante Raphael veio se aventurar com os animais da internetê e os gênios da criatividade. Amante da sétima e das outras artes, de ambiente de música, da maromba crossfiteira, e ajudando o país tanto quanto os dançarinos do impeachment, é voluntário do projeto #MUSEUdeMEMES e aluno de graduação, em Estudos de Mídia, na UFF.
Prev Post

Ursal