amada???

Origem

Em 2016, os cantores Johnny Hooker e Fafá de Belém deram uma entrevista ao canal do youtube do Jornal do Comércio contando sobre sua parceria para o então novo álbum do cantor pernambucano. Durante a entrevista, Hooker reconta o momento em que a cantora entrou em contato com ele pela primeira, descrevendo como foi o diálogo e sua reação.
 
Porém em determinado momento da conversa Fafá expressa um olhar confuso, desconfiado, ou até surpreso. Embora a reação de Fafá tenha sido rápida, para a internet já foi o suficiente para utilizar aquele momento da forma que lhe fosse interessante, sem se importar com a razão real para aquela expressão. Ao ganhar a frase “amada?” vinculada a imagem frisada daquela expressão facial, o meme foi criado e a partir desse ponto viralizou sendo utilizado para representar uma reação de surpresa com um discurso ou uma ação diversa qualquer.

 

Difusão e Repercussão

Embora a tal entrevista tenha acontecido em 2016, o meme só surgiu e se espalhou pelas redes sociais esse ano, se tornando um dos memes mais disseminados pela internet em 2019. O twitter foi das plataformas em que o meme foi mais utilizado, servindo como uma das principais respostas dos usuários em variadas situações. Além disso, também ganhou o Whatsapp com a proliferação de figurinhas com a imagem.
 
Inúmeras variações da imagem de Fafá também surgiram, com legendas em diferentes línguas além de montagens com a aparência da cantora paraense fazendo referência a outras culturas, e também a fenômenos da cultura pop como o filme “Nasce uma Estrela” e a série “Stranger Things”.

 

Gênero e formatos

O meme se apresenta frequentemente em formato de imagem, ao unir a expressão de Fafá no momento da entrevista com a legenda “amada???”, assim pode ser considerado um “image-macro”, ou seja, uma imagem de fundo com legenda sobreposta. Porém também aparece muitas vezes apenas como texto, dessa forma também podendo ser considerado uma “catchphrase”, isto é, um bordão, um slogan ou sentença marcante.

 

Exemplos Notáveis

 
Gabriel Golpista de Uberlandia
0 publicações
0 comentários
About / Bio
Eu vou tomar essa faculdade inteira nas minhas mãos, você quer ver se eu não vou? Gabriel Golpista de Uberlândia é graduando em Estudos de Mídia e servo de deus nas horas vagas.

2 comentários

  1. Édipo disse:

    Só uma correção: o cantor Johnny Hooker é pernambucano, de Recife, amada!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *