Ah shit, here we go again

Origem

O meme “Ah shit, here we go again” veio de uma cena do conhecido jogo Grand Theft Auto: San Andreas. Trata-se de um game de ação e aventura lançado para Playstation 2, em 2004, pela Rockstar games, produtora e publicadora de jogos eletrônicos.
 
A cena que se popularizou como meme foi uma opening cutscene, em que o protagonista Carl Jhonson (mais popularmente conhecido no Brasil como “CJ”) está caminhando num beco, quando solta a seguinte frase: “ah shit, here we go again”.
 
Embora em 2019 tenha tomado enormes proporções, este não foi o primeiro meme inspirado na franquia Grand Theft Auto, o que não chega a ser surpreendente devido à sua popularidade. São exemplos disso “Wasted”, inspirado pelo Grand Theft Auto V e “Let’s go bowling”, pelo Grand Theft Auto IV.
 

Difusão e repercussão

Apesar de ser um jogo antigo, o meme em questão não existia até o início de 2015. Foi quando um canal no YouTube chamado ZMOONCHILD live postou um vídeo de alguns segundos com o título “GTA San Andreas – Ah shit, here we go again“. Este se popularizou, conquistando milhares de views naquela época, embora fosse apenas a apresentação de um novo canal, nas palavras do próprio criador do vídeo.
 
Já no final de 2015, mais especificamente em 23 de setembro, num dos sites de discussão da franquia GTA (o gtaforums.com), um user levantou uma pauta sobre garotas jogando Grand Theft Auto. No mesmo dia, Sentinel Driver, outro user do site, postou o meme como um reaction , junto à legenda: “Por que um tópicos destes de novo?”
 
No entanto, até 2018, o meme não se mostrava muito popular. Eram poucas as variações, limitando-se principalmente a exploitables e image macros. Nos últimos meses de 2017, isso começou a mudar: alguns usuários postaram edições mais criativas e o meme começou a despontar.
 
Em 03 de abril de 2019, um usuário do Twitter (@ChaoticGeekCG) enviou em sua conta a cena do CJ com tela verde para edições. Em apenas uma semana, foram mais de 1.700 retuítes e 5.400 curtidas. Isso foi um marco para o meme, já que possibilitou que os criadores pudessem editar com mais facilidade e assim se apropriar dele.
 
Após a postagem de @ChaoticGeekCG, em 6 de abril do mesmo ano, outro usuário, @TrueJCGamer, postou no Twitter uma edição completa da imagem, que ganhou em apenas 3 dias 3.800 retuítes e 13.400 curtidas.
 

Gêneros e formatos

Desde 2019, o meme ganhou novas proporções e a criatividade tomou conta: com uma pesquisa rápida, podem ser encontradas diversas versões suas. No entanto, todos possuem algo em comum: o sentido de que “ah shit, here we go again” é empregado quando algum assunto aparece constantemente nas mídias sociais ou afins.
 
Os formatos mais comuns desse meme são os Exploitables (EXPLO), que apresentam uma sobreposição de imagens com tom jocoso ou o uso recursivo de templates e/ou elementos recortados sobre imagens de fundo; Image Macros (MACRO), em formato de imagem com legendas sobrepostas; e Reaction Face ou Reaction GIF (REAC), que expressa uma reação do interlocutor em um comentário a partir de imagem que verbaliza ou não um comportamento.
 
 

Exemplos Notáveis

 

 
Jorge Hardcorito
0 publicações
0 comentários
Nome
Jorge Hardcorito
About / Bio
Jorge Hardcorito é um cara brabo. Ele relaxa com jogo de tiro – sua mãe reclama. Defende ideias radicais na escola e na internet – sua mãe discorda. Mas isso não basta para o jovem. Ele queria algo mais hardcore, mais ousado, mais insano. Foi lá e entrou para o Laboratório de Cultura Digital (IFRJ-CNIT). Agora estuda memes – não preciso nem dizer que a mãe está desesperada, né?
 
 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *