Simpósio+Exposição #MUSEUdeMEMES

O Simpósio+Exposição #MUSEUdeMEMES foi realizado de 29 a 31 de maio de 2019, nas dependências do Museu da República, no Rio de Janeiro. Durante os três dias de evento, mais de 200 pesquisadores compareceram e puderam acompanhar a realização de conferências e seminários temáticos, além de reuniões e outras atividades.
 
O simpósio contou com a participação de Whitney Phillips (Syracuse University) e Ryan Milner (College of Charleston) como conferencistas estrangeiros, e Wilson Gomes (UFBA), Gustavo Leal-Toledo (UFSJ), Benjamim Picado (UFF), José Messias (UFF) e Viktor Chagas (UFF) como conferencistas nacionais. O evento buscou se constituir como um fórum de troca de experiências acadêmicas a respeito do universo temático dos estudos sobre memes e teve programação diversificada, contando com pesquisadores das cinco regiões do país, que apresentaram seus artigos em seminários temáticos e acompanharam palestras e mesas redondas.
 

O tema central de sua primeira edição, “A política dos memes e os memes da política”, foi escolhido para se integrar à programação da exposição homônima, organizada pelos pesquisadores do projeto #MUSEUdeMEMES e por técnicos do Museu da República, e que ficou em cartaz entre 18 de maio e 29 de setembro de 2019.
 
As conferências trouxeram reflexões em torno dos memes de internet, seus usos políticos, o humor que lhes é subjacente, a cultura participativa de que estão imbuídos, e muito mais. Além delas, os seminários temáticos, com chamadas para submissão de trabalhos, promoveram debates em torno de investigações em andamento, conduzidas por pesquisadores no âmbito da pós-graduação. E o evento contou ainda com oficinas sobre linguagem de memes, voltadas prioritariamente para professores e alunos do ensino básico.
 
Os estudos sobre memes de internet vem ganhando relevância nos últimos quinze anos, a partir de perspectivas e contribuições de diferentes áreas. Simpósio e exposição foram uma oportunidade para discutir essas pesquisas e apresentar ao grande público os avanços no campo. A realização do Simpósio + Exposição #MUSEUdeMEMES foi da Universidade Federal Fluminense, através do Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração (coLAB), e do Museu da República, com patrocínio da Capes e do CNPq. O evento contou ainda com o apoio institucional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF), e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
 
Hotsite Simpósio+Exposição #MUSEUdeMEMES     Anais Simpósio+Exposição #MUSEUdeMEMES