Origem

No mês de dezembro de 2014 os fãs da Rainha dos Baixinhos, Xuxa Meneghel, receberam uma notícia bombástica. Depois de quase trinta anos construindo sua carreira dentro da Rede Globo de televisão, foi anunciado que a emissora não iria renovar seu contrato para 2015. Fatalmente, esse anúncio caiu no gosto de todos àqueles que, sendo fãs ou não da rainha, se aproveitaram da novidade para criar uma família de memes imensa nas redes sociais.

Difusão e repercussão

Logo após o vazamento da notícia, o assunto já estava entre os mais comentados no Twitter, gerando postagens com diferentes ideias. Alguns ex-baixinhos apenas lamentavam o fato, enquanto outros fizeram ótimas montagens, outros davam conselhos valiosos para uma desempregada – como, por exemplo, modos de sacar o FGTS. Fotografias antigas da apresentadora também serviram para ilustrar como seria sua nova vida de desempregada.

Até mesmo marcas e empresas, como a Netflix, entraram na brincadeira sugerindo que Xuxa aproveitasse o tempo para colocar todas as séries em dia. Dilma Bolada postou um vídeo antigo – uma reunião entre Xuxa e a ex-presidente – com a legenda “Assinando a matrícula da Xuxa no PRONATEC! Bem vinda, Xu!”.

Gênero e formato

O meme pôde ser encontrado, na época, em diversos formatos diferentes tais como vídeos, GIFs, image macro, montagens e fotos seguidos de comentários nas redes sociais. Porém ele não durou muito, apenas se apropriou do momento e da notícia para circular com força durante o período. Pouco depois, Xuxa foi contratada pela emissora Record, o que também gerou uma nova leva de memes à respeito da vida profissional da apresentadora.


Exemplos notáveis


 
Dandara Bolada
4 publicações
2 comentários
Nome
Dandara Magalhães
About / Bio
Dandara Bolada é mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF e participante ativa do #MUSEUdeMEMES desde sua graduação, onde foi bolsista de extensão do projeto. Como bondosa presidenta dessa nação memética, preocupa-se em pesquisar o universo dos memes e charges políticas (e mantém um olho no golpe e outro no Temer). Soberana e poderosa, a Bolada é rainha o resto nadinha. VLW FLW
 
 

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *