Willy Wonka Irônico / Condescending Wonka / Creepy Wonka

Origem e Difusão

“Condescending Wonka” ou “Willy Wonka Irônico” é uma série de imagens que apresentam uma captura de tela, ou frame, do ator Gene Wilder no musical, de 1971, A Fantástica Fábrica de Chocolate.

 

De acordo com o site Know Your Meme a imagem veio de uma cena na fábrica, na qual Willy Wonka pergunta às crianças se elas gostariam de ver um novo doce que ele estava criando, chamado “The Everlasting Gobstopper”.

 

Em inglês, everlasting significa eterno ou interminável e gobstoppers seria um tipo de bala redonda com faixas coloridas. Wonka estaria, então, trabalhando na criação de uma bala interminável.

 

Em janeiro de 2011, esse frame foi introduzido como meme na web com uma descrição que dizia “you must be new here”, que em português significa: “você deve ser novo aqui”.

 

A imagem associou-se a outras capturas, às quais emergiram da série “Creepy Wonka”, que trazia ironias, paradoxos e duplos-sentidos.

 

A série foi renomeada “Condescending Wonka” pela primeira vez em outubro de 2011, após pairar pela internet com a captura “Oh, you just graduated? You must know everything”, que significa: Oh! Você acabou de se formar? Deve saber de tudo.

 

A imagem foi submetida ao site “Quickmeme” e postada no Reddit no mesmo dia. Entre outros movimentos, o site “Quickmeme” criou em 28 de novembro de 2011 uma página para o meme “Condescending Wonka”, que acumulou mais de 127 mil submissões de usuários até junho de 2012.

 

A página Quickmeme acumulou mais de 6500 imagens em nove meses. Willy Wonka irônico, como é chamado aqui no Brasil, pode ser encontrado também em outras plataformas como Tumblr, Facebook e Twitter.

 

As pesquisas no Google, em outubro de 2011, indicaram as palavras-chave “creepy wonka” e “condescending wonka” aumentando no mesmo mês que a imagem foi submetida ao Quickmeme.

 

Willy Wonka irônico ganhou visibilidade no Brasil entre março e maio de 2012. A partir de outubro de 2011, Willy Wonka ganhou outras versões que apresentavam também um nível de sarcasmo. Outras imagens continham “Tell me more…” ou “Tell me about it“, que foram traduzidas no Brasil nas imagens como: “Conte-me mais…” ou “Fale mais sobre isso…”.

 

Discussão Pública

Como o nome sugere, as capturas ou frames foram caracterizadas como ironicamente paternalistas e sarcásticas. Entende-se este meme como interessante para ser estudado devido ao seu conteúdo apresentar uma ironia que normalmente aponta para questões políticas e conscientização acerca da própria vida e seus paradoxos.

 

O Facebook foi um dos maiores meios de propagação e replicação desse meme. Hoje, se procurarmos por Willy Wonka irônico, encontraremos cerca de mais de 15 páginas, onde uma delas conta com 300 mil likes de usuários.

 

No twitter, o meme não foi aceito com a mesma facilidade. Segundo o site “YouPix – Memepedia”, este acontecimento se deu porque os usuários dessa plataforma reclamaram do alto número de compartilhamentos.

 

No Tumblr, como foi dito antes, a procura pelo meme também foi alta. No Google Insights, a maior procura por Willy Wonka neste ano ocorreu no dia 14 de abril:

O Site Meme Creator pode ser utilizado para criar o seu próprio Wonka. Este site foi base para a criação de mais de 49 mil Wonkas irônicos

 

Grande parte dos usuários aderiram à ironia possivelmente aplicada à expressão de Wilder em seu papel de Willy Wonka, menos ele mesmo. Os sites Diário Pernambucano e Circular Interna publicaram uma nota que afirmava que Wider fez um apelo, através de uma carta aberta, aos potenciais “pensadores” e “críticos” que têm utilizado sua imagem nos memes.

 

Wilder disse: “Eu quase morri de desgosto em 2005 ao ver Johnny Depp destruir Willy Wonka. Esse tema é um tabu para mim. Ao ler o conteúdo dos tais memes, me sinto ultrajado. Eu não faria questões tão imbecis. Por favor, chega!”, haveria pedido o ator aos remixadores do frame fílmico.

 

Outro meme foi produzido sobre uma imagem de Wilder, dessa vez no filme Dr. Frankestein de 1933, ironizando esse possível desprezo do autor pelas reproduções de sua imagem sem seu consentimento. Não foram encontradas outras fontes que afirmassem a declaração de Wilder.

A cena utilizada no segundo meme, que contém o ator Gene Wild, é referente ao momento em que ele constata que “deu vida à sua criação”

 

O objeto de estudo que nos interessa acerca deste meme é a forma com a qual uma expressão facial é apropriada para designar pontos de vista e ideologias pessoais publicamente.

 

A irônia presente aqui é que é “dada a vida” a uma mesma imagem de formas diversas. A expressão de Wonka, na realidade, busca incitar a curiosidade das crianças acerca do novo doce que sua fábrica está criando. A partir daí, este frame é apropriado e ganha outras vidas e incitações através dos usuários da internet.

 

Exemplos

* Trabalho apresentado na disciplina “Redes colaborativas e produção cultural” (2013.1) por alunos do curso de Estudos de Mídia.

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    vc gosta de ser o primeiro?
    conte-me mais…

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *