Origem:

Vitaliy Vladasovich Grachov, mais conhecido como Vitas, é um cantor russo que viralizou no Brasil no segundo semestre de 2017. O artista virou meme graças ao seu estilo único de vestimenta e, principalmente, pelo potencial de seu falsete, com agudos jamais vistos por grande parte da população brasileira.

 

A música “The 7th Element” foi o pivô de seu sucesso no Brasil, uma canção diferente de tudo o que estamos acostumados a escutar, com expressões como “ha ha ha”, “blblbl”, “chandra brambra”, entre outras. O que isso significa? Talvez nunca saberemos. Assim como o “assererê rá derrê”, da música Ragatanga (Rouge), algumas músicas do Vitas não são compostas para serem entendidas, apenas para serem sentidas. O sucesso do russo foi tanto que, em novembro de 2017, a cidade de São Paulo passou a liderar o ranking mundial dos locais que mais escutam Vitas no mundo pelo Spotify, e o cantor cresceu 187% na plataforma de música. Aí percebemos que a zoeira, realmente, não tem limites.

Outro sucesso do cantor no Brasil é a música “Smile!”, e que pode ser escutada através do link abaixo.

Gêneros e formatos:

É possível encontrar o meme em diversos formatos, como, por exemplo, em vídeos, memes “Image Macro” (imagens legendadas) e GIFs. O meme não possui uma regra exata de como é empregado. Por exemplo, os derivados da música”Smile!”, geralmente têm recortadas a parte do longo falsete realizado pelo cantor, onde os internautas se apropriaram do trecho como um momento de dor – conforme acontece em “daí você tá de boa em casa e bate o dedo mindinho do pé” ou em “eis que você está tomando banho e acaba a luz”. Veja, a seguir, um compilado com alguns memes da música “Smile!”, produzidos pela página e comunidade da SAM (South America Memes).

 

Difusão e Repercussão:

Apesar do sucesso recente no Brasil, Vitas se destacou no início da década de 2000, na Rússia, chegando a ser o cantor mais bem pago do país entre 2001 e 2003. O meme só ganhou o mundo em 2015, quando alguém postou a música “The 7th Element” no Reddit. Em seguida, outras performances do cantor foram adicionadas, até que se espalharam por várias comunidades de memes pelo mundo e, por fim, chegaram ao Brasil, em 2017. Além disso, a página da South America Memes contribuiu muito para o sucesso do meme, que em questão de dias conquistou os usuários nacionais.

 

Exemplos notáveis:

Quin te perguntou?
1 entry
0 comentários
Nome
Quin te perguntou?
About / Bio
Quin é Estudante de Mídia, Neymídia, eles disseram... #Neymusico, 100% Jesus e hidratado. Meu hobby é beber água, “mais vale uma pedra no caminho do que duas nos rins” é o meu lema, o nosso é “ousadia e alegria”.

3 comentários

  1. Joao Pedro de Souza Barth disse:

    Então, a parte ali do “assererê rá derrê” na verdade até tem um sentido, o Diego tava muito louco cantando Rapper’s Delight, no caso esse trecho em específico seria “I said a hip hop, Hippie to the hippie”.

    • Matheus Quintan disse:

      Sim, realmente há um sentido para o/a compositor(a) da música, assim como o “blblbl” e o “hahaha” deve ter para o Vitas. A questão é que há partes da música “Ragatanga’ assim como “The 7th elementos” que não, necessariamente , precisam ser compreendidas. Agradeço o comentário! 😁

  2. marcel disse:

    Como afirmou o colega mais acima, a teoria a respeito do Aserehe, com o trecho comparado ao “rappers delight” foi destrinchada aqui: https://www.buzzfeed.com/thiagones/aaserehe-ra-de-rea-descubra-o-significado-r-x6am?utm_term=.vtkaAZm7eN#.avdOaboRKd. Essa teoria é muito interessante.

    “I said a hip hop the hippie the hippie
    to the hip hip hop, a you dont stop
    the rock it to the bang bang boogie say up jumped the boogie
    to the rhythm of the boogie, the beat”

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *