O meme conhecido como “tenso” já faz parte das redes sociais há alguns anos. Sua popularidade deriva do fato de qualquer imagem que tenha algo engraçado, mesmo que no fundo e quase impercepitível, pode virar um Tenso. Além disso, é interessante ressaltarmos que esse é um dos primeiros memes brasileiros que se popularizou no resto do mundo. Além da sua disseminação massiva nas redes sociais, existe ainda o Tumblr, que reúne vários dos memes mais comuns, desse formato.

Origem

Alguns afirmam que o meme surgiu a partir do fórum UOL Jogos, enquanto outros dizem que ele já existia antes mas que os usuários na rede social, na época, tomaram o crédito da criação.

A maioria das histórias sobre o Tenso diz que ele é inspirado em memes que já circulavam pelo 4chan e inclusive que existe um meme original do tenso. Aqui no Brasil, da onde vem a sua origem, o meme geralmente trás a palavra “TENSO” no último quadro, embora lá fora eles tenham retirado esse costume.

Formato

O tenso segue o formato chamado de exploitable, ou seja, um conjunto de quadros na vertical que utilizam a primeira imagem sendo aumentada em cada quadro seguinte até que o zoom chegue na parte de tensão encontrada ali, podendo ser algo óbvio ou algo bem escondido no fundo da foto.

Esse modelo é popular, principalmente pela sua fácil edição, que não precisa de extenso conhecimento para se criar, além de poder ser modificado por programas básicos, que criam assim vários frames onde uma mesma imagem é aumentada cada vez mais em cada plano, até que no último aparece o momento de tensão e a palavra “Tenso”.

O humor é gerado à partir do efeito que o close-up causa, muitas vezes mostrando algo que não seria visto inicialmente. Atualmente existem alguns sites que criam o meme para o usuário, um dos mais conhecidos é o Gera Tenso, permitindo que qualquer pessoa possa criar um tenso de forma bem simples.

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *