Tay Zonday – Chocolate Rain

ORIGEM

Tay Zonday, nome artístico de Adam Nyerere Bahner, era um estudante de Minneapolis, (Minnesota) quando postou o vídeo “Chocolate Rain”; em 22 de abril de 2007. Seu conteúdo – uma canção de letra esquisita – teria causado estranhamento a muitos espectadores sobre seu real sentido. Mais tarde, Tay explicaria que seu significado inicial seria sobre o racismo institucional.

O clipe trata-se de um viral criado por Tay Zonday apresentando a performance de uma música escrita e produzida por ele. Até a presente data, o vídeo já foi visto mais de 100 milhões de vezes. O registro foi parodiado e remixado em muitas oportunidades, promovendo a popularidade de seu autor e levando Adam a tornar-se uma celebridade, aparecendo em programas e séries de TV.

Letra

Chocolate Rain, Some stay dry and others feel the pain
Chocolate Rain, A baby born will die before the sin
Chocolate Rain, The school books say it can’t be here again
Chocolate Rain, The prisons make you wonder where it went
Chocolate Rain, Build a tent and save the world as dry
Chocolate Rain, Zoom the camera out and see the light
Chocolate Rain, Forecast to be falling yesterday
Chocolate Rain, Only in the past is what they say
Chocolate Rain, Raised your neighborhood insurance rates
Chocolate Rain, Makes us happy ‘livin in a gay
Chocolate Rain, Made me cross the street the other day
Chocolate Rain, Made you turn your head the other way
(Refrão)
Chocolate Rain, History quickly crashing through your veins
Chocolate Rain, Using you to fall back down again
[Repete]
Chocolate Rain, Seldom mentioned on the radio
Chocolate Rain, It’s the fear your leaders car control
Chocolate Rain, Worse than swearing worse than calling names
Chocolate Rain, Say it publicly and you’re insane
Chocolate Rain, No one wants to hear about it now
Chocolate Rain, Wish real hard it goes away somehow
Chocolate Rain, Makes the best of friends begin to fight
Chocolate Rain, But did they know each other in the light?
Chocolate Rain, Every February washed away
Chocolate Rain, Stays behind as colors celebrate
Chocolate Rain, The same crime has a higher price to pay
Chocolate Rain, The judge and jury swear it’s not in the face
(Refrão)
Chocolate Rain, Dirty secrets of economy
Chocolate Rain, Turns that body into GDP
Chocolate Rain, The bell curve blames the baby’s DNA
Chocolate Rain, But test scores are how much the parents made
Chocolate Rain, Flippin’ cusin in France the other night
Chocolate Rain, Cleans the sewers out beneath Mumbai
Chocolate Rain, ‘Cross the world and back it’s all the same
Chocolate Rain, Angels cry and shake their heads in shame
Chocolate Rain, Lifts the ark of paradise in win
Chocolate Rain, Which part do you think you’re ‘livin in?
Chocolate Rain, More than marchin’ more than passing law,
Chocolate Rain, Remake how we got to where we are

DIFUSÃO E REPERCUSSÃO

Em 11 de julho de 2007, a “Chocolate Rain” começou a chamar a atenção na rede. Em 18 de julho do mesmo ano, Tay, em resposta à sua audiência recente, postou uma versão cover da conhecida canção dos anos 80 “Never Gonna Give You Up”, de Rick Astley, uma de suas favoritas. Em 26 de julho, “Chocolate Rain” foi destaque na primeira página do Youtube, popularizando-o mais ainda, e o 4chan o apresentou por todo o seu website em honra a Tay Zonday, bem como piadas referentes à canção e um remix da mesma.

Zonday atuou também em uma série de comerciais, incluindo “Cherry Chocolate Rain” para a marca de refrigerantes norte-americana Dr. Pepper, contendo uma versão aprimorada de sua composição, e “Vizio Super Bowl”, de 2010, no qual compartilha a campanha com, entre outros, a estrela da música pop Beyoncé. Ele apareceu ainda em “Pork and Beans” (videoclipe da banda Weezer).

Além disso, atuou como dublador, tendo sido contratado, entre outros trabalhos, para apresentar parte da comemoração dos 50 anos da agência espacial americana – NASA.

Paródias

Quase que imediatamente após às primeiras aparições de “Chocolate Rain” no 4chan, paródias do vídeo começaram a despontar no Youtube. Muitas delas ultrapassaram a marca de 1 milhão de visualizações.

Google Trends

O Google Trends indica e confirma o interesse a respeito do vídeo.

Tay Zonday possui um canal ativo no Youtube e goza de certa popularidade ainda hoje, onde canta canções pop, temas de filmes, musicais, e outros clássicos, provando que nem todo fenômeno que surge na rede mundial de computadores é efêmero.

primeiro