Tapa na Pantera

Origem

Certamente na lista dos mais clássicos vídeos já circulados na Internet (senão o mais antigo), o Tapa na Pantera foi um dos primeiros memes lançados no Brasil.

Produzido em 2006 e dirigido por Esmir Filho, Mariana Bastos e Rafael Gomes, o curta-metragem, assim que foi publicado no YouTube (no mesmo ano de sua produção), alcançou sucesso imediato e viralizou na Internet.

A versão oficial do vídeo, que tem pouco mais de três minutos, exibe o relato de uma senhora usuária de maconha há 30 anos. Na produção, a senhora, interpretada pela atriz Maria Alice Vergueiro, fala, em um bem-humorado depoimento, de sua experiência com a droga, sobre apologia da maconha, dependência química – que ela diz não sofrer -, perda de memória e sobre a origem da expressão “tapa na pantera’’, que dá o nome ao vídeo.

Segundo a personagem, “tapa na pantera’’ refere-se à semelhança do ato de fumar maconha com a ação (literal) de dar um tapa em um felino. Para ela, quando o animal se encontra parado e recebe um tapa, ele “desperta’’.

Gênero & Formatos

Devido ao grande sucesso do vídeo – que se explica, especialmente, pelo humor compreendido na maneira como a protagonista trata de questões relacionadas ao consumo da maconha e por suas encenações de um estado de êxtase – a expressão “tapa na pantera’’ repercutiu na internet e passou a ser vista em muitos outros memes.

A julgar por essas apropriações da expressão em outros formatos imagéticos, o vídeo “tapa na pantera’’ caracteriza-se como um meme do tipo exploitable, visto que essa conceituação refere-se a memes que são utilizados como ponto de partida para outras criações humorísticas.

Difusão e Repercussão

Após ser publicado no YouTube sem o consentimento dos idealizadores, a produção alcançou uma repercussão significativa, chegando a contemplar aproximadamente 235 mil visualizações em apenas uma semana. Em um ano, recebeu mais de cinco milhões.

O questionamento sobre a possibilidade de o filme, na época da divulgação, ser real ou fictício também ocasionou diversas discussões em comunidades e fóruns na internet entre os internautas.

Com o sucesso, muitas foram as manifestações na Internet, tais como a criação de páginas, perfis e comunidades no Orkut relacionadas ao vídeo, bem como novas produções por parte dos próprios produtores. Igualmente, o meme se espalhou pelo Twitter. Por lá, é possível encontrar milhares de menções à expressão.

tapa na pantera twitter

Exemplos Notáveis

 

Verônica Inocente
0 publicações
0 comentários
Nome
Verônica Vasque
About / Bio
Verônica Inocente é graduada em Comunicação Social (Uerj) e é especialista em Marketing Digital (ESPM), mas não sabe de nada. Por isso, está sempre na Internet buscando mais informação ou simplesmente só se divertindo com memes. Ai, que loucura!
 
 

2 comentários

  1. @pinguinotroll disse:

    O que faz mal é o papelzinho

  2. Renato Maia disse:

    segundo

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *