ORIGEM

Suricate Seboso é um personagem de uma página de humor brasileira criada pelo recepcionista cearense Diego Jovino em dezembro de 2012, para o Facebook. A página mostra costumes, tradições e o cotidiano do nordeste brasileiro (especificamente do Estado do Ceará), sempre de forma bem humorada, fazendo com que o animal de origem africana se passe por local, utilizando-se de expressões características da região.

DIFUSÃO E REPERCUSSÃO

As primeiras imagens da página chegaram a ter mais de 50 mil compartilhamentos pouco tempo após sua criação, ganhando outras páginas e mídias no decorrer dos anos. Nos seus primórdios, somente em dia, o perfil do personagem obteve mais de 15 mil curtidas, passando a se tornar uma das mais influentes na rede – recebeu em 2013 o prêmio You Pix de melhor página do Facebook Brasil, e em 2015 a empresa de análise SumoRank, que mede mensalmente o alcance e influência de páginas do Facebook, indicou a página como a mais influente do Brasil e 11ª no ranking mundial, na categoria comédia.

Com o sucesso do Suricate, Diego pode largar seu emprego em uma loja de informática – onde ganhava menos de um salário mínimo por mês – e se dedicar exclusivamente à página, que já contava com um milhão de seguidores com menos de um ano de atividade. Atualmente mais de 5 milhões de usuários curtem no Facebook, a página do mamífero cearense, que já expandiu suas tiradas irreverentes para o Twitter, Instagram, Youtube e Snapchat, chegando mesmo a ter aplicativos com sua marca.

O Suricate Seboso ultrapassou ainda a esfera do virtual, tornando-se garoto-propaganda de campanhas publicitárias na televisão e em outdoors na cidade de Fortaleza (CE). Diego pode finalmente instalar internet em sua residência e dedicar-se com exclusividade à página.

GÊNEROS E FORMATOS

Suricate Seboso apropria-se de algumas linguagens meméticas: das tradicionais Image Macros a paródias, contando em diversas imagens pequenas histórias do cotidiano nordestino através da família Seboso, que conta com outras figuras além do personagem-título, como o pequeno Sebozim, a jovem Toinha e a matriarca da família de mamíferos.

EXEMPLOS NOTÁVEIS

 

Rafael Polêmico
0 publicações
7 comentários
Nome
Rafael Polêmico
About / Bio
Um currículo? Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense, bacharel em Direito com complementação em Empreendedorismo e Inovação, graduando em Arquivologia, voluntário do projeto #MUSEUdeMEMES. Uma cor? Azul. Uma atriz? Fernanda Montenegro. Um cantor? Roberto Carlos. Um exemplo? Jesus Cristo. E Ivete. Vida? Deus. Deus? Vida. Vivi ou Gracy? Belo. Uma frase? Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Um museu? De memes. Esse é Rafael Polêmico.
 
 

2 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *