ORIGEM

Success Kid (também conhecido como “I hate sandcastles”, ou “Eu odeio castelos de areia”) é um meme de 2011 cuja imagem corresponde a um bebê localizado em uma praia com punho em riste, em posição perseverante e assertiva.

 

Descobriu-se com a popularização do meme que a criança é o jovem norte-americano Sam Griner, cuja fotografia – na qual estava prestes a comer areia – fora postada no Flickr por seu pai, Justin Griner, em 2007.

 

sandcastles

DIFUSÃO E REPERCUSSÃO

As primeiras imagens começaram a surgir aparentemente em 2011, no Reddit, correspondendo no mesmo ano a um considerável número de acessos relacionados no Quickmeme e no MemeGenerator, ganhando a rede.

 

Em 2012, a empresa de mídia britânica Virgin Media utilizou a imagem espelhada do Success Kid em outdoors no Reino unido com a foto de Sam.

 

02-success-kid-outdoor

03-success-kid-outdoor

 

Em 2015, o pai de Sam – então com oito anos – necessitou de um transplante de rim. Com o objetivo de juntar US$75 mil para realizar o procedimento, sua mãe, Laney Grier organizou um crowdfunding, que não só alcançou, mas ultrapassou o objetivo, cobrindo a cirurgia e os medicamentos que não eram dados pelo plano de saúde, após a notícia viralizar, revelando que Justin Griner era pai do famoso menino/meme. A família ficou surpresa com a repercussão, pois inicialmente, a popularização da imagem da criança não agradava ao pai.

 

main-sam-griner-and-justin-griner

3698891_1428507333-3278

GÊNEROS E FORMATOS

Success Kid trata-se de um meme em Image Macro, geralmente associada a aconselhamentos que designam sucesso ou frustração.

EXEMPLOS NOTÁVEIS

SUCCESS KID NA MÍDIA

Rafael Polêmico
0 publicações
7 comentários
Nome
Rafael Polêmico
About / Bio
Um currículo? Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense, bacharel em Direito com complementação em Empreendedorismo e Inovação, graduando em Arquivologia, voluntário do projeto #MUSEUdeMEMES. Uma cor? Azul. Uma atriz? Fernanda Montenegro. Um cantor? Roberto Carlos. Um exemplo? Jesus Cristo. E Ivete. Vida? Deus. Deus? Vida. Vivi ou Gracy? Belo. Uma frase? Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Um museu? De memes. Esse é Rafael Polêmico.

2 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

  2. Renato Maia disse:

    terceiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *