Star Wars Kid

Origem

“Star Wars kid” é o apelido que Ghyslain Raza ganhou em 2002, aos seus 15 anos de idade, após se filmar lutando contra sentinelas imaginárias com um “retriever golf-ball” (aparelho empregado no golfe, semelhante a um taco). No registro, o jovem manuseia o utensílio como se ele fosse um Sabre de Luz; causando, ao mesmo tempo, estranheza e curiosidade em quem o assiste.

Inicialmente, quando descoberto por amigos de sua escola, a distribuição do arquivo circulou apenas neste ambiente, agravando o “bullying” sofrido pelo adolescente. Em abril de 2003, um dos alunos da mesma instituição de ensino de Raza publicou o acontecimento online sem o conhecimento do jovem – que, inclusive, não tinha nenhuma intenção de que o vídeo se tornasse público. Rapidamente, usuários introduziram a trilha sonora do filme “Star Wars” à sequência. No mesmo semestre, o arquivo já estava sendo remixado por diversas pessoas, bem como ganhando diferentes paródias.

Gênero & Formatos

Este viral, que através dos remixes criados também pode ser classificado como um meme, circula, majoritariamente, no formato de vídeo. Podemos encontrar algumas imagens do meme; porém elas são, em sua maioria, capturas de tela estáticas ou “GIFs” animados de vídeos já existentes.

Difusão e Repercussão

Após o sucesso do vídeo, uma petição online circulou para que incluíssem Raza no Episódio III da franquia “Star Wars”, chegando a 140.000 assinaturas. Outra forma de resposta da internet foi gerada por fãs que criaram um fundo para demonstrar suporte ao menino – arrecadando doações de mais de 400 pessoas.

O vídeo também chegou à posição 2 dos “Top 40 Internet Celebrities”; perdendo, apenas, para o Numa Numa Guy. Referências sobre a produção também foram pauta em programas como “American Dad”, “Arrested Development”, “South Park” e “Family Guy”.

O menino, bastante introvertido, sofreu com a fama repentina, o que fez com que seus pais tentassem achar os culpados pelo compartilhamento para responderem, judicialmente, por direitos autorais e de imagem.

Ao fim de aproximadamente três meses e após uma excessiva exposição em massa de Ghyslain, que ficou conhecido como “Star Wars Kid” devido ao remix de maior sucesso, o rapaz recebeu um iPod de 30gb e um vale-presente originários do fundo monetário que o vídeo gerou (aproximadamente, em 4.500 dólares).

Ainda assim, os pais de Raza entraram com uma ação judicial contra as famílias dos colegas da escola que publicaram o vídeo, alegando que seu filho estava passando por “cyberbullying” (além de sofrimentos emocionais e danos psicológicos devido a invasão de sua privacidade através, principalmente, de comentários maldosos dentro da rede, sugerindo até que o menino deveria cometer suicídio).

Esse processo rendeu aos Raza 250.000 dólares contra as famílias dos colegas responsáveis.

Exemplos Notáveis





 

Dandara Bolada
4 publicações
2 comentários
Nome
Dandara Magalhães
About / Bio
Dandara Bolada é mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF e participante ativa do #MUSEUdeMEMES desde sua graduação, onde foi bolsista de extensão do projeto. Como bondosa presidenta dessa nação memética, preocupa-se em pesquisar o universo dos memes e charges políticas (e mantém um olho no golpe e outro no Temer). Soberana e poderosa, a Bolada é rainha o resto nadinha. VLW FLW
 
 

2 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

  2. Renato Maia disse:

    segundo

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *