Spray de Pimenta no olho dos outros é meme

As manifestações populares não são novidade em nenhum país. Em um mundo onde a democracia é cada vez mais importante à sociedade, vemos milhares de pessoas irem às ruas lutarem por diversas causas.

Nesse contexto, existem algumas fotos e filmagens que mostram como a polícia lida com estes manifestos. Alguns oficiais os encaram de forma mais profissional, enquanto outros, simplesmente, partem para a violência e agem de forma truculenta.

Um exemplo desse segmento que não lida bem com levantes sociais pode ser notado ao se observar o caso de um policial brasileiro, que foi flagrado jogando spray de pimenta em cima de outro profissional em serviço: um cinegrafista.

As pessoas rapidamente se apropriaram dessa imagem para criar memes, embora esse tipo de situação não seja novidade. Registros que denunciam abuso de poder em manifestações políticas ou populares já foram flagradas mais de uma vez dentro e fora do nosso país.

O primeiro policial do spray de pimenta a virar meme é da Califórnia. Surgiu após uma imagem mostrar ele jogando a substância em cima de estudantes que faziam parte do protesto pacífico “Occupy Wall Street”.

Formato

O meme funciona com base em Photoshop, ou seja, os usuários recortam os policiais da situação original e reposicionam eles em imagens que mudam o sentido do spray, da reação do policial ou do objeto ou pessoa que é atingido pelo produto.

Problematização

Esse meme carrega um pouco de duas categorias criadas pela autora Limor Shifman: a primeira, é a de discussão pública, onde os memes se constituem através do espaço de expressão onde várias opiniões e identidades são negociadas e a segunda é de ação popular, onde os memes tem uma ligação central com o pessoal e o político que é fortalecido pela ação coordenada dos usuários.

Nesse sentido, os memes utilizam slogans que são compartilhados com facilidade entre um público diversificado, o que é essencial para que sejam atingidos milhares ou milhões de usuários. Esses slogans podem ser personalizados e adaptados por cada indivíduo.

Os memes políticos, como o do Spray de Pimenta, possibilitam que as pessoas participem de ações públicas e coletivas mantendo seu senso de individualidade e ampliando o leque de opções na participação democrática (conseguindo se expressar de maneira acessível e até participando de debates).

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *