Solange, A Gaga de Ilhéus

Origem

Em 2007, Solange, a “Gaga de Ilhéus” (uma moradora da cidade, na Bahia), tornou-se destaque após aparecer reclamando da situação das ruas de seu bairro em um jornal local. No ano seguinte, o vídeo viralizou na internet e se tornou um webhit que atingiu até a TV.

Como pode-se observar no registro acima, a “Gaga de Ilhéus” já era conhecida em seu município pelas críticas que fazia sobre a estrutura do espaço. Em seus vídeos, ela faz diversas denúncias sobre lixões e esgotos a céu aberto pelos bairros de Ilhéus.

Gênero & Formatos

A “Gaga de Ilhéus” se tornou um meme a partir de sua reprodução em vídeos que empregavam a remixagem, misturando diversos gêneros musicais com as falas de Solange.
O meme também foi reproduzido a partir de “frames” dos vídeos para fazer certas comparações (ex.: Lady Gaga de Ilhéus).

Difusão e Repercussão

Em 2008, depois de ficar um pouco mais conhecida, Solange recebeu uma visita do programa de humor “Pânico na Tv”. Desde então, ela vem participando de humorísticos da TV aberta, como o extinto “Show do Tom”; tendo, agora, tornado-se participante fixa do elenco do “Pânico na Band”, exibido todos os domingos, à noite.

Apostando em sua visibilidade nacional e em sua fama como problematizadora das questões da cidade de Ilhéus, Solange se candidatou à deputada estadual pelo Estado da Bahia nas últimas eleições de 2010.

Exemplos Notáveis

2 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *