Origem

Márcia Fernandes é uma sensitiva, vidente e astróloga que estuda a espiritualidade desde a adolescência. Segundo informações de seu site pessoal, ela acredita que “os poderes físico, mental, emocional e espiritual podem mudar tudo em nossas vidas, basta acessá-los”.

Márcia se tornou uma celebridade quando estreou na TV em 2001, com um quadro no “Programa Livre”, do SBT. O carisma e o jeito divertido com que fala sobre assuntos espirituais logo chamaram a atenção do público e Márcia passou a fazer diversas participações em outras atrações televisivas (na maioria das vezes, direcionadas ao público feminino), em que ela dava dicas, respondia a perguntas dos telespectadores e fazia previsões para a vida de artistas.

Sua popularidade a levou a criar um programa de rádio, “Márcia Fernandes Cuidando de Você”, na Rádio Mundial, em que ela pregava dicas espirituais e dava voz aos ouvintes, fazendo previsões a partir do nome completo da pessoa e a data de nascimento. O programa durou quatro anos e depois ela chegou a comandar outra atração, destinada a brasileiros que moram no Japão.Atualmente, ela apresenta o programa “Algo Mais”, também na Rádio Mundial, que segue o mesmo estilo de sua atração anterior e é transmitido online.

Mas o que chama a atenção é a maneira com que ela fala sobre os assuntos espirituais durante o programa. Bem humorada, Márcia trata do tema com leveza e se utiliza de piadas inusitadas. E quando faz as previsões aos ouvintes, é conhecida por sua sinceridade e a forma direta com que dá as respostas. Assim, quando alguém pergunta se irá encontrar um novo amor, não é raro ouvi-la dizer: “Sinto muito, não vejo nada de novo, que pena”, além das diversas “broncas” que ela costuma oferecer.

Pensando nisso, em março de 2016, foi criada a página do Facebook “Sense Márcia”. Destinada à propagação de memes que ressaltam o lado cômico das dicas da sensitiva, com vídeos dos programas da rádio e trechos de participações dela em atrações de TV, a página não demorou a ser sucesso e se popularizou em junho do mesmo ano.

Gênero&Formatos

Os memes circulam em duas formas principais: vídeos com trechos de seu programa de rádio e aparições suas na TV ou imagens no tipo ‘image macro’. Essas imagens trazem fotos de Márcia Fernandes e uma legenda de fonte amarela, com alguma frase inusitada dita por ela.

Gramática/Sintaxe

Nas duas formas, no entanto, o meme segue a mesma lógica na construção do humor. A intenção é basicamente retratar as “pérolas” da sensitiva. Os desabafos, as dicas inusitadas, as previsões infelizes aos ouvintes, a sinceridade e as “broncas” são os principais alvos. Alguns são usados como memes de reação, reproduzindo um desses vídeos ou a ‘image macro’ em contextos do tipo “como eu me sinto quando…”

Difusão e Repercussão

Assim como a sensitiva Márcia Fernandes sempre ganhou muita repercussão com seu trabalho na televisão e em seus programas de rádio, os memes inspirados nela também se popularizaram rapidamente. Hoje (janeiro de 2017), a página “SenseMarcia” possui mais de 136 mil curtidas e reverbera em outras redes sociais, como o Twitter – além de aparecer em muitos sites que listam as melhores dicas da vidente, como o BuzzFeed.

A própria Márcia Fernandes conhece a página e sente-se homenageada por ela. Ela já fez diversos vídeos exclusivos dedicados à fanpage, com dicas de rituais para o Halloween e previsões para o ano de 2017, além de já ter citado a página ao vivo em seu programa diversas vezes.

Além disso, o título SenseMarcia acabou se tornando uma espécie de apelido para a sensitiva Márcia Fernandes, e a mídia, de forma geral, passou a tratá-la desta maneira.

Em janeiro de 2017, ela foi convidada pela Netflix para gravar um vídeo promocional para a 2º temporada da série “Sense8”. Na propaganda, ela aparece de taróloga, lendo cartas que representam cada um dos personagens da série e faz diversas referências a frases suas que se tornaram conhecidas através dos memes, como a exclamação “para de ser doida!”. Márcia Fernandes disse que se sentiu muito feliz com o convite da Netflix e que passou a assistir a série para entender por que todos a chamavam de SenseMárcia, e afirmou que gostaria de se tornar uma “Sense9”.

Exemplos Notáveis

 

Tito Belo Gil
0 publicações
0 comentários
Nome
Tito
About / Bio
Tito Belo Gil é calouro de Estudos de Mídia e voluntário do #MUSEUdeMEMES. Antes de ir para a faculdade, ele escova os dentes com pó de cúrcuma e no intervalo gosta de lanchar raiz de broto de alfafa-braba, sempre acompanhada de areia com pedaços de borracha. Tito também acredita que você pode estar substituindo sua felicidade por muito estudo e alimentação saudável.
 
 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *