Origem

No dia 28 de setembro de 2015, a internet foi presenteada com a reportagem perfeita para um posterior uso como meme. Tudo começou quando a TV Anhanguera, filiada da Rede Globo em Goiás, levou ao ar uma matéria de quase 9 minutos (que depois foi exibida pelo Jornal Nacional) investigando o caso dos servidores da Assembleia Legislativa do Estado, que estavam sendo acusados de ser funcionários fantasmas – mesmo sem trabalhar, recebiam salários que beiram os R$ 10.000,00.

Seria apenas mais uma reportagem de denúncia, se a repórter Renata Costa não resolvesse correr atrás de Edinair Maria dos Santos Moraes (uma senhora que se recusa a responder suas perguntas sobre a acusação de ser uma funcionária fantasma). Na matéria, a jornalista segue Edinair por um longo tempo, fazendo perguntas como “Senhora? Senhora? Se a senhora não tem problema, por que está correndo?” e “A senhora não trabalha na Assembleia? Então se não é funcionária, por que está correndo de mim? Não quer conversar comigo?”. No mesmo dia, o Twitter explodiu com memes e comentários sobre a perseguição, além de belos frutos humorísticos terem sido gerados para as redes sociais.

Gênero & Formatos

O meme se desenvolveu de várias formas diferentes: algumas montagens foram feitas com programas de edição de imagem para relacionar a senhora entrevistada ao romance “Senhora”, de José de Alencar, enquanto outras também colocaram a mesma moça no corpo de Forrest Gump (na famosa cena em que ele atravessa os EUA correndo). Porém, os maiores sucessos foram devido às montagens “exploitable” com 3 ou 4 planos onde, no primeiro quadro, a jornalista pergunta algo a senhora e, nos seguintes, ela sai correndo devido ao conteúdo da pergunta. Vários contextos diferentes foram empregados para gerar humor, desde a volta às aulas das universidades federais (que estavam em greve), até a famosa pergunta dos vendedores de lojas de departamento aos seus clientes, sobre seus famigerados cartões.

gif original

Difusão e Repercussão

Um jogo para smatphones Android foi criado na mesma semana com o nome de “Senhora Volta Aqui”, pela Nerdeek, fazendo clara referência ao vídeo. Nele, o usuário joga um exemplo clássico de Temple Run, onde o objetivo é seguir correndo pelo caminho com obstáculos.

Durante a semana em que a reportagem foi ao ar, surgiram várias menções a ela no Twitter – onde o meme mais se propagou. No entanto, foi possível ver outros formatos do meme também no Facebook, onde a maior parte das referências passou a ser imagética. Apesar da rápida ascensão, depois de uma semana já pudemos observar uma redução nas aparições solo e um aumento do uso do meme como forma de comentário, podendo fazer com que, no futuro, ele vire um meme de reação (assim como o “Tenso” ou o “Qual a Necessidade disso?”).

Exemplos Notáveis

 

Dandara Bolada
3 publicações
2 comentários
Nome
Dandara Magalhães
About / Bio
Dandara Bolada é mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF e participante ativa do #MUSEUdeMEMES desde sua graduação, onde foi bolsista de extensão do projeto. Como bondosa presidenta dessa nação memética, preocupa-se em pesquisar o universo dos memes e charges políticas (e mantém um olho no golpe e outro no Temer). Soberana e poderosa, a Bolada é rainha o resto nadinha. VLW FLW
 
 

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *