Quero Elegê

Origem

Como sabemos, o processo eleitoral de 2018 foi bastante disputado nas redes sociais e os memes participaram do debate político. De origem e autoria desconhecidas, o meme do Quero Elegê foi utilizado como forma declaração pública de voto entre Setembro e Outubro de 2018.

Gênero & Formatos

Quanto ao seu gênero este meme parece poder ser entendido como um meme de discussão pública e também de ação popular, pois é um tipo de interação brincalhona com o debate eleitoral e a manifestação de apoio a um político/candidato com o intuito da ampliação da base de eleitores do candidato escolhido.

O formato do meme é o de um snowclone, que é quando usamos uma frase com alguns elementos variáveis que podem ser substituídos conforme o sentido que queremos expressar. Sobre o formato podemos apontar ainda traços das photofads, pela moda de tirar fotos seguindo um padrão, e ainda dos exploitables, pois há exemplos feitos por montagens de fotos de candidatos, imagens de produtos e linhas circulando as palavras dos rótulos dos produtos que constituem a mensagem do meme.

Gramática e Sintaxe

O meme não tem uma gramática própria. Quanto à sua sintaxe, ela se baseia no enfileiramento de produtos de forma que seja formada uma frase que indica qual candidato político o eleitor quer eleger.

Personagens Recorrentes

Personalidades do mundo político como Ciro Gomes, Eduardo Suplicy, Fernando Haddad e Jair Bolsonaro são personagens recorrentes deste meme.

Difusão e Repercussão

O meme circulou no Brasil entre Setembro e Outubro de 2018 no Instagram, no Facebook, no Twitter e no WhatsApp. Um dos primeiros registros deste meme que encontramos se dá no dia 12 de Setembro, na página humorística Ciro Gomes Zueiro, do Facebook. Nesta publicação uma foto com produtos enfileirados indica a frase: “Quero Elegê Cirio Gomes”. Sobre a foto a legenda: “O mercado já sabe quem é seu candidato!”. A postagem teve mais de 10 mil curtidas, mais de 10 mil compartilhamentos e quase 2 mil comentários até a produção deste texto. Números consideráveis, mas relativamente baixo para uma página que tem mais de um milhão de seguidores. Em alguns dos comentários eleitores postam exploitables, complementando o meme com produtos que possuam o termo “presidente” para completar o sentido proposto pelo meme inicial.

Outra publicação de bom alcance deste meme aconteceu em 13 de Setembro quando o candidato a senador Eduardo Suplicy publicou em sua conta no Twitter a foto de uma prateleira com produtos enfileirados com a frase “Quero Elegê Suplicy Senador”. O então candidato à reeleição para o senado ainda escreveu na descrição da foto: “Chegou no meu WhatsApp”. Até o dia 30 de julho de 2019, a página do senador que conta com mais de 412 mil seguidores conferiu mais de 1,400 retweets e 6,300 curtidas para o meme. Em ambas postagens citadas os eleitores debatem apoiando ou atacando os candidatos.

Ficha técnica

Criador(a)
Desconhecido (a)
País de Origem
Brasil
Período de Circulação
c. 2018
Plataforma
Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp
Formatos
Ação popular, Exploitable, Snowclone
Mídia
Imagem e vídeo
Referências
Eleições 2018

Exemplos Notáveis

Sobre o(a) curador(a) desta coleção
Mohandas Garoto Cético do Terceiro Mundo
0 entries
0 comments
Name
Mohandas Souza
About / Bio
Iniciado nos mistérios filosóficos, mestre na arte da dúvida, Mohandas Garoto Cético Do Terceiro Mundo despertou de seu sonho dogmático ao conhecer David Depois Do Dentista e seu estranhamento da vida real na internet. Igual a São Tomé, preferiu ver para crer e buscou contato com estudos da cultura digital na graduação em Estudos de Mídia na UFF. Suspeita (sem ter certeza, é óbvio) que os memes são mais do que uma simples brincadeira digital. Ou não.
Logo

About Us

Get Consultation

Contact Us