Origem

Como sabemos, o processo eleitoral de 2018 foi bastante disputado nas redes sociais e os memes participaram do debate político. De origem e autoria desconhecidas, o meme do Quero Elegê foi utilizado como forma declaração pública de voto entre Setembro e Outubro de 2018.

 

Gênero & Formatos

 

Quanto ao seu gênero este meme parece poder ser entendido como um meme de discussão pública e também de ação popular, pois é um tipo de interação brincalhona com o debate eleitoral e a manifestação de apoio a um político/candidato com o intuito da ampliação da base de eleitores do candidato escolhido.

 

O formato do meme é o de um snowclone, que é quando usamos uma frase com alguns elementos variáveis que podem ser substituídos conforme o sentido que queremos expressar. Sobre o formato podemos apontar ainda traços das photofads, pela moda de tirar fotos seguindo um padrão, e ainda dos exploitables, pois há exemplos feitos por montagens de fotos de candidatos, imagens de produtos e linhas circulando as palavras dos rótulos dos produtos que constituem a mensagem do meme.

 

Gramática e Sintaxe

 

O meme não tem uma gramática própria. Quanto à sua sintaxe, ela se baseia no enfileiramento de produtos de forma que seja formada uma frase que indica qual candidato político o eleitor quer eleger.

 

Personagens Recorrentes

 

Personalidades do mundo político como Ciro Gomes, Eduardo Suplicy, Fernando Haddad e Jair Bolsonaro são personagens recorrentes deste meme.

 

Difusão e Repercussão

 

O meme circulou no Brasil entre Setembro e Outubro de 2018 no Instagram, no Facebook, no Twitter e no WhatsApp. Um dos primeiros registros deste meme que encontramos se dá no dia 12 de Setembro, na página humorística Ciro Gomes Zueiro, do Facebook. Nesta publicação uma foto com produtos enfileirados indica a frase: “Quero Elegê Cirio Gomes”. Sobre a foto a legenda: “O mercado já sabe quem é seu candidato!”. A postagem teve mais de 10 mil curtidas, mais de 10 mil compartilhamentos e quase 2 mil comentários até a produção deste texto. Números consideráveis, mas relativamente baixo para uma página que tem mais de um milhão de seguidores. Em alguns dos comentários eleitores postam exploitables, complementando o meme com produtos que possuam o termo “presidente” para completar o sentido proposto pelo meme inicial.

 

Outra publicação de bom alcance deste meme aconteceu em 13 de Setembro quando o candidato a senador Eduardo Suplicy publicou em sua conta no Twitter a foto de uma prateleira com produtos enfileirados com a frase “Quero Elegê Suplicy Senador”. O então candidato à reeleição para o senado ainda escreveu na descrição da foto: “Chegou no meu WhatsApp”. Até o dia 30 de julho de 2019, a página do senador que conta com mais de 412 mil seguidores conferiu mais de 1,400 retweets e 6,300 curtidas para o meme. Em ambas postagens citadas os eleitores debatem apoiando ou atacando os candidatos.

 

Exemplos Notáveis

 

Mohandas Garoto Cético do Terceiro Mundo
0 publicações
0 comentários
About / Bio
Iniciado nos mistérios filosóficos, mestre na arte da dúvida, Mohandas Garoto Cético Do Terceiro Mundo despertou de seu sonho dogmático ao conhecer David Depois Do Dentista e seu estranhamento da vida real na internet. Igual a São Tomé, preferiu ver para crer e buscou contato com estudos da cultura digital na graduação em Estudos de Mídia na UFF. Suspeita (sem ter certeza, é óbvio) que os memes são mais do que uma simples brincadeira digital. Ou não.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *