O meme surge no dia 29/12/2015 em um tweet do usuário dimitri (@boudelaires). Ele posta um diálogo no qual alguém pergunta “Por que você não amadurece??” e a pessoa perguntada responde “pir qui vici ni amidirici??”, imitando a fala de uma criança ao repetir ironicamente a pergunta feita, com a clara intenção de zombar dela.

O tweet teve alguma atenção, dadas as respostas, retweets e likes recebidos pelo tweet. Alguns poucos usuários usaram o diálogo, ou somente a pergunta inicial em tweets próprios, e por pouco tempo. Em 07/10/2016 o usuário dimitri tweeta novamente o mesmo diálogo e obtém resposta ligeiramente mais fraca do que na primeira vez.

Em 05/11/2016, dimitri tweeta novamente o mesmo diálogo , no entanto, agora acompanhado da imagem de um menino com expressão facial adequada para representar a frase que repete debochadamente a pergunta incômoda. As respostas recebidas pelos dois primeiros tweets que chegam no máximo a uma dezena, saltaram para mais de uma centena. Os retweets e os likes que não chegavam a duzentos, chegam no tweet com a imagem a quase 6 mil atualmente.

No Google Trends percebemos que o interesse pela expressão “por que você não amadurece” surge exatamente no dia 05/11/2016 e tem seu pico no dia seguinte.

No dia 07/11/2016 o meme migrou definitivamente do Twitter para o Facebook, quando o jovem de 25 anos, Vinicius Sponchiado, criou a página ‘Por que você não amadurece’ . Em menos de 6 horas a página recebeu 313 mil curtidas. O facebook chegou mesmo a bloquear novas curtidas na página no fim do dia. Caso que levou Sponchiado a fazer um post ironizando o bloqueio e anunciando aos novos seguidores que havia criado uma página do mesmo meme no Instagram.

Gênero & Formatos

O tweet de dimitri em 05 de Novembro que viralizou ,como já dissemos, era uma diálogo seguido da imagem de um menino com expressão de deboche. O mesmo diálogo foi postado com um gif da mesma cena do personagem Aaron Bailey. Surgiram também image macros com a imagem do menino irônico e a companhia de outros personagens da cultura pop e da internet e outras frases que soam incômodas sendo arremedadas. Há também testes que analisam uma conta de Facebook apontam a razão do usuário que faz o teste não amadurecer.

Gramática/Sintaxe

A gramática proposta pelo dialeto propagado pelo meme segue a regra de trocar quase todas vogais das palavras pela vogal “i”, assim se alcança o tom de uma criança que arremeda uma bronca. Porém, algumas variações são possíveis. Por exemplo, nos casos em que a pergunta é respondida com uma concordância, quebrando a expectativa inicial sobre o meme.

A post shared by Por que voce nao amadureci (@porquevcnaoamadurece) on

Personagens Recorrentes

A criança é o personagem Aaron Bailey (representado pelo ator Miko Hughes) na série televisiva norte americana “Três é Demais” e a cena da imagem acontece no episódio número 18 da sexta temporada, “Por Favor, Não Toque No Dinossauro”. Além do personagem principal este o meme conta com algumas outras referências culturais da internet e da cultura pop como a Chloe, o Suricate Seboso, Chaves e Seu Madruga, o Dinofauro Azul e o próprio Mark Zuckenberg.

Mohandas Garoto Cético do Terceiro Mundo
Mohandas Souza
Iniciado nos mistérios filosóficos, mestre na arte da dúvida, Mohandas Garoto Cético Do Terceiro Mundo despertou de seu sonho dogmático ao conhecer David Depois Do Dentista e seu estranhamento da vida real na internet. Igual a São Tomé, preferiu ver para crer e buscou contato com estudos da cultura digital na graduação em Estudos de Mídia na UFF. Suspeita (sem ter certeza, é óbvio) que os memes são mais do que uma simples brincadeira digital. Ou não.