Origem

O meme surge no dia 29/12/2015 em um tweet do usuário dimitri (@boudelaires). Ele posta um diálogo no qual alguém pergunta “Por que você não amadurece??” e a pessoa perguntada responde “pir qui vici ni amidirici??”, imitando a fala de uma criança ao repetir ironicamente a pergunta feita, com a clara intenção de zombar dela.

Difusão e Repercussão

O tweet teve alguma atenção, dadas as respostas, retweets e likes recebidos pelo tweet. Alguns poucos usuários usaram o diálogo, ou somente a pergunta inicial em tweets próprios, e por pouco tempo. Em 07/10/2016 o usuário dimitri tweeta novamente o mesmo diálogo e obtém resposta ligeiramente mais fraca do que na primeira vez.



Em 05/11/2016, dimitri tweeta novamente o mesmo diálogo , no entanto, agora acompanhado da imagem de um menino com expressão facial adequada para representar a frase que repete debochadamente a pergunta incômoda. As respostas recebidas pelos dois primeiros tweets que chegam no máximo a uma dezena, saltaram para mais de uma centena. Os retweets e os likes que não chegavam a duzentos, chegam no tweet com a imagem a quase 6 mil atualmente.



No Google Trends percebemos que o interesse pela expressão “por que você não amadurece” surge exatamente no dia 05/11/2016 e tem seu pico no dia seguinte.



No dia 07/11/2016 o meme migrou definitivamente do Twitter para o Facebook, quando o jovem de 25 anos, Vinicius Sponchiado, criou a página ‘Por que você não amadurece’ . Em menos de 6 horas a página recebeu 313 mil curtidas. O facebook chegou mesmo a bloquear novas curtidas na página no fim do dia. Caso que levou Sponchiado a fazer um post ironizando o bloqueio e anunciando aos novos seguidores que havia criado uma página do mesmo meme no Instagram.




Gênero & Formatos

O tweet de dimitri em 05 de Novembro que viralizou ,como já dissemos, era uma diálogo seguido da imagem de um menino com expressão de deboche. O mesmo diálogo foi postado com um gif da mesma cena do personagem Aaron Bailey. Surgiram também image macros com a imagem do menino irônico e a companhia de outros personagens da cultura pop e da internet e outras frases que soam incômodas sendo arremedadas. Há também testes que analisam uma conta de Facebook apontam a razão do usuário que faz o teste não amadurecer.

Gramática/Sintaxe

A gramática proposta pelo dialeto propagado pelo meme segue a regra de trocar quase todas vogais das palavras pela vogal “i”, assim se alcança o tom de uma criança que arremeda uma bronca. Porém, algumas variações são possíveis. Por exemplo, nos casos em que a pergunta é respondida com uma concordância, quebrando a expectativa inicial sobre o meme.

A post shared by Por que voce nao amadureci (@porquevcnaoamadurece) on


Personagens Recorrentes

A criança é o personagem Aaron Bailey (representado pelo ator Miko Hughes) na série televisiva norte americana “Três é Demais” e a cena da imagem acontece no episódio número 18 da sexta temporada, “Por Favor, Não Toque No Dinossauro”. Além do personagem principal este o meme conta com algumas outras referências culturais da internet e da cultura pop como a Chloe, o Suricate Seboso, Chaves e Seu Madruga, o Dinofauro Azul e o próprio Mark Zuckenberg.

Exemplos Notáveis

 

Mohandas Garoto Cético do Terceiro Mundo
0 publicações
0 comentários
Nome
Mohandas Souza
About / Bio
Iniciado nos mistérios filosóficos, mestre na arte da dúvida, Mohandas Garoto Cético Do Terceiro Mundo despertou de seu sonho dogmático ao conhecer David Depois Do Dentista e seu estranhamento da vida real na internet. Igual a São Tomé, preferiu ver para crer e buscou contato com estudos da cultura digital na graduação em Estudos de Mídia na UFF. Suspeita (sem ter certeza, é óbvio) que os memes são mais do que uma simples brincadeira digital. Ou não.
 
 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *