Please Come to Brazil

Origem

Que o brasileiro tem má fama nas redes sociais já não é nenhuma novidade.

Com nosso jeitinho sarcástico, zoeiro e intrusivo, fomos entrando em todos os canais disponíveis on-line para disseminar cada vez mais uma imagem única, que só o Brasil é capaz de sustentar.

Essa identidade já gerou e provavelmente ainda vai gerar dezenas de memes. Porém, especificamente um fez a nossa fama internacional.

O meme “Please Come to Brazil” é uma expressão massivamente compartilhada pelos internautas brasileiros em perfis e páginas de diferentes celebridades. Twitter, Instagram, Facebook, Youtube… é só pensar em uma rede social e o bordão estará lá marcando presença.

Segundo o site Know Your Meme, a expressão ficou marcada em 2008, quando o usuário do Twitter @cecilab convidou o empresário Loic Le Meur para visitar o país, usando essa mesma frase.


Gênero & Formatos

Desde então, o meme só cresceu. Em 2009, a quantidade de tweets com os mesmos dizeres haviam crescido drasticamente, principalmente depois que o cantor Justin Bieber criou uma conta na rede.

O formato é sempre o mesmo, os brasileiros encontram um perfil, foto ou vídeo postado por uma celebridade e uma chuva de “Please Come to Brazil” (“Por Favor, Venha para o Brasil”) começa a aparecer ‘floodando’ a conta de qualquer pessoa que tenha fama, seja on-line, regional ou internacional.

Rapidamente, os usuários não-brasileiros dessas redes começaram a notar esse padrão e um novo meme surgiu a partir do primeiro, onde a frase “Please Come to Brazil” é dada na primeira aula de inglês de um brasileiro.

Gramática/Sintaxe

O meme original é considerado um catchphrase pois ele não tem alteração, apenas tem inserido ou marcado o nome da celebridade, seguida da frase “Please Come to Brazil”.

Essa repetição, sempre sem muita alteração, serve para reforçar o meme e para difundir a imagem de “carente” que o internauta brasileiro tem lá fora.

Difusão e Repercussão

Na lista de celebridades temos Michael Jackson, Beyoncé, Justin Bieber, Chloe (a menina que não estava muito feliz de ir para a Disney) e até mesmo Mozart.

Já familiarizados com seu público, celebridades brasileiras já sofreram o mesmo assédio. O caso mais recente, foi da cantora Anitta que, ao ser indagada com o famoso “Please Come to Brazil”, teve o que foi considerado por seus fãs como uma das melhores respostas ao meme quando respondeu “I’m nele”.

Em outubro de 2015, o site BuzzFeed fez uma matéria com destaques do meme com o título “Nós precisamos falar sobre o Brazil”.

Até hoje, esse meme circula, principalmente no Instagram e Twitter – onde as celebridades têm contas mais pessoais – e ganhou, inclusive, uma página no Facebook de mesmo nome onde a ideia do meme é difundida em um “lifestyle-brasileiro-zoeiro”, compartilhando todos os motivos bizarros que explicam por quê o melhor do Brasil é o brasileiro.

Exemplos Notáveis

 

Dandara Bolada
3 publicações
2 comentários
Nome
Dandara Magalhães
About / Bio
Dandara Bolada é mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF e participante ativa do #MUSEUdeMEMES desde sua graduação, onde foi bolsista de extensão do projeto. Como bondosa presidenta dessa nação memética, preocupa-se em pesquisar o universo dos memes e charges políticas (e mantém um olho no golpe e outro no Temer). Soberana e poderosa, a Bolada é rainha o resto nadinha. VLW FLW
 
 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *