Origem

O meme surgiu da viralização do print de uma conversa no grupo de Whatsapp de uma família. Em 2014, o estudante Eduardo Pimentel não atendeu algumas ligações de seu pai, Ivair. Sua mãe lhe deu uma bronca no referido grupo e, após uma resposta seca como motivo dado pelo garoto por não atender as ligações, a mãe de Eduardo disse para seu marido: “Percebe Ivair a petulância do cavalo”.

Difusão e Repercussão

Na época, Eduardo publicou um print da conversa, não chegando a viralizar. Posteriormente, em 11 de agosto de 2015, ele tentou novamente, mas recebeu pouca atenção. Somente entre o print viralizou. Porém, foi apenas em março do mesmo ano que o meme atingiu todo o seu potencial. Acontece que,foi neste momento, que a “Página Barroca, Inovadora e Vanguardista” do Facebook publicou uma série de memes usando a icônica frase do acontecimento original. No Twitter, o meme também marcou forte presença e ainda mostra, até hoje, alguma reverberação.


Gênero & Formatos

O meme foi utilizado como uma”Catchphase”, isto é, uma frase que é marcada por ser muito usada tanto online, quanto offline. Também foi utilizado de maneira mais livre, como um “Snowclone”, ou seja, um modelo onde os elementos são variáveis e podem ser substituídos por outros.


Gramática/Sintaxe

Inicialmente, o meme consistia em posts onde a “Catchphrase” era postada acompanhada da foto de um cavalo em alguma situação inusitada. Em seguida, a frase começou a ser utilizada como “Snowclone” tanto sozinha, quanto com imagens inesperadas, visando sempre ao riso.


Exemplos Notáveis

 

Mohandas Garoto Cético do Terceiro Mundo
0 publicações
0 comentários
Nome
Mohandas Souza
About / Bio
Iniciado nos mistérios filosóficos, mestre na arte da dúvida, o Garoto Cético Do Terceiro Mundo despertou de seu sonho dogmático ao conhecer David Depois Do Dentista e seu estranhamento da vida real na internet. Igual a São Tomé, preferiu ver para crer e buscou contato com estudos da cultura digital na graduação em Estudos de Mídia na UFF. Suspeita (sem ter certeza, é óbvio) que os memes são mais do que uma simples brincadeira digital. Ou não.
Email
mohandaskos@hotmail.com
 
 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *