Pavão Misterioso

Origem

O meme surgiu a partir de um perfil anônimo no twitter intitulado “Pavão Misterioso”. O perfil apareceu pela primeira vez em junho desde ano e ganhou notoriedade por criar postagens atacando figuras associadas à esquerda política brasileira espalhando informações falsas sobre os mesmos. Alguns dos principais alvos do perfil foram o jornalista Glenn Greenwald, fundador do site de notícias The Intercept, e os deputados David Miranda, Jean Wyllis e Marcelo Freixo. Membros da direita como o vereador Carlos Bolsonaro e a ministra Damares Alves demonstraram apoio ao tal Pavão, sendo o filho do presidente até sido considerado suspeito de ter iniciado o perfil.

 

Difusão e Repercussão

 
O perfil apareceu pela primeira vez dia 16 de junho deste ano e já logo repercutiu pelo twitter pelas acusações que fazia contra políticos de partido de esquerda, em especial a acusação que dizia respeito a Jean Wyllis ter vendido seu mandado a David Miranda. O perfil tentou principalmente desmerecer a investigação que Glenn Greenwald fazia contra Sérgio Moro, relevando conversas suspeitas que o juiz federal teve com o procurador Deltan Dallagnol. Todas essas publicações do tal perfil deram inicio a hashtag #showdopavão que logo em seguida virou um elemento cômico no twitter.

 

Gênero & Formatos

 
O meme se apresentou principalmente através da hashtag #showdopavão onde membros do twitter caçoavam da tentativa do perfil de disseminar fake news contra a esquerda, além de algumas imagens criadas para debochar de apoiadores do perfil, em especial Carlos Bolsonaro.

Pode ser considerado como um meme de discussão política já que sua origem está atrelada a um contexto de disseminação de informações sobre personagens políticos.
 

Exemplos Notáveis

 

 

Gabriel Golpista de Uberlandia
0 publicações
0 comentários
About / Bio
Eu vou tomar essa faculdade inteira nas minhas mãos, você quer ver se eu não vou? Gabriel Golpista de Uberlândia é graduando em Estudos de Mídia e servo de deus nas horas vagas.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *