Origem

Para Nossa Alegria” é um meme que surgiu em 2012, depois que a gravação caseira dos irmãos Jefferson e Suellen se tornou um viral no Youtube. No vídeo, os dois decidem fazer sua própria versão da música gospel “Galhos Secos” (da banda Exodos), acompanhados de sua mãe, Mara, como ouvinte. De repente, Jefferson solta um grito no verso “Para Nossa Alegria”, ato que faz Suellen ter uma crise de riso e sua mãe sair de cena reclamando dos dois.

Gênero & Formatos

O sucesso do sorriso quase assustador do garoto, combinado às gargalhadas de sua irmã e à raiva de sua mãe foi tanto que logo surgiram diversas paródias (amadoras ou profissionais). Cada uma à sua própria maneira, as imitações contavam, impreterivelmente, com o grito que se tornou famoso; fazendo com que, mesmo quem não conhecesse o vídeo original, passasse a ver vários replicantes do mesmo em diversas de suas redes sociais.

Logo, o meme dominou o Twitter, tendo mais de 56 mil menções à frase na primeira semana. Já no Facebook e no Tumblr, houve uma mudança de formato, seguindo o padrão mais imagético e de montagens.

Difusão e Repercussão

O sucesso dos meninos chamou tanta atenção que logo eles estavam em programas de televisão, ganhando especial destaque no programa Pânico na Band – onde foram presenteados com a realização de seus sonhos e ganharam um salão de beleza. Eles também chegaram a assinar um contrato com a Pepsi e começaram a fazer clipes mais profissionais não só para esse, mas também para outros hinos gospel. Além disto, foram agraciados com uma citação especial no site Know Your Meme, que cataloga as produções meméticas mais famosos do mundo. Um meme com esse impacto não é esquecido da noite para o dia e, mesmo hoje, três anos depois de seu sucesso, ainda podemos ver resquícios do “Para Nossa Alegria” por aí.

Exemplos Notáveis

 

Dandara Bolada
3 publicações
2 comentários
Nome
Dandara Magalhães
About / Bio
Dandara Bolada é mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF e participante ativa do #MUSEUdeMEMES desde sua graduação, onde foi bolsista de extensão do projeto. Como bondosa presidenta dessa nação memética, preocupa-se em pesquisar o universo dos memes e charges políticas (e mantém um olho no golpe e outro no Temer). Soberana e poderosa, a Bolada é rainha o resto nadinha. VLW FLW
 
 

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *