Origem

Em um município chamado Codó, no estado do Maranhão, existe a emblemática Panificadora Alfa. Um belo dia, o dono do estabelecimento pediu para um amigo produzir um comercial divulgando o comércio. De acordo com Gabriel, filho do dono, o produtor filmou algumas imagens da padaria e o resto fez em casa: gravou as próprias filhas falando sobre as delícias gastronômicas produzidas na panificadora. O resultado? Alguns interpretam como um fiasco, outros consideram a obra prima do mundo do marketing. Mas o fato é que a propaganda deu certo, cumprindo sua função de divulgar – e como! – a Panificadora Alfa. Em entrevista, Gabriel comenta que a padaria já era “a mais movimentada da região” e que, depois do comercial, as pessoas passaram a frequentá-la cada vez mais.

Gênero e Formatos

O vídeo do comercial é um viral de internet (um conteúdo único que se propaga pela rede com rapidez). A partir dele, vieram os memes (conteúdos ressignificados e reapropriados a partir da mensagem original). O principal meme gerado pela Panificadora Alfa é a catchphrase “chega a manteiga derrete”, utilizada pela “garota propaganda” para descrever o pão quentinho – e, posteriormente, ressignificada pelos internautas para se referir a algo muito prazeroso. Além disso, algumas Image Macros contendo as falas das crianças e gifs de suas expressões caricatas também foram produzidas, propagadas e utilizadas por internautas em seus perfis.

Difusão e Repercussão

Até a data desta postagem (junho de 2017), o vídeo original atingiu mais de 2 milhões de visualizações no YouTube. Já a ‘versão auto-tune’ da propaganda possui 5 milhões de acessos. Ambos foram e ainda são compartilhados através das redes sociais, assim como os memes. Além disso, a catchphrase acima mencionada é muitas vezes empregada em situações cotidianas, como em conversas, por exemplo. A página do Facebook da Panificadora Alfa também faz a alegria dos fãs da padaria com novos comerciais, esporadicamente – porém, nenhum tão bom quanto o original. Fotos dos produtos e páginas como “Por Onde Andam as Crianças da Panificadora Alfa” complementam o sucesso atingido pela campanha.

Exemplos Notáveis

 

Helana Rolezeira
0 publicações
0 comentários
Nome
Helana Sandy
About / Bio
Estudante de Cinema e Audiovisual/UFF, porém decepcionada com a faculdade. Voluntária no projeto #MUSEUdeMEMES, pois não consegue ver seu futuro acadêmico dissociado da #zuera. Adora reclamar no Twitter e rir da própria desgraça. O tipo de pessoa que possui uma pasta de memes no celular. Xoxa, capenga, manca, anêmica, frágil e inconsistente. Eaí, vamo fecha?
Email
helenaz@id.uff.br
 
 

2 comentários

  1. Renato Maia disse:

    O trabalho de vocês me orgulha.
    Parabéns!!!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *