O Faisão Deprimido

standard

MasterChef é um reality show internacional que coloca cozinheiros amadores para realizar diversos desafios semanalmente – cada desafio é baseado em um tipo de culinária. No Brasil, o programa se tornou um grande sucesso do canal Band no ano 2014, e uma das razões desse sucesso é a grande campanha no Twitter a respeito dos episódios. A própria emissora incentiva a criação de conteúdo nessa rede – com muito sucesso, a contagem de tweets que aparece na tela chega na casa dos milhares.

Com esse incentivo aos comentários no Twitter, os internautas não perdem a oportunidade de criar memes, sempre que possível. Todos os episódios rendem alguma piadinha, montagem ou catchphrase que repercutem nos 140 caracteres. No entanto, no episódio do dia 30 de junho houve um meme que se destacou do outros, principalmente por ter transcendido as barreiras do Twitter – o Faisão Deprimido.

O desafio final desse episódio tinha como tema “aves”; cada participante era designado a um tipo de ave – dentre eles, o faisão. O faisão ganhou destaque por estar na posição fetal com uma feição entristecida. Memes melancólicos fazem bastante sucesso nas redes sociais (como o “Queria Estar Morta”, por exemplo), e logo o Faisão Deprimido já tinha post no BuzzFeed e entrevista no Sensacionalista.

Os memes mais recorrentes relacionados ao Faisão Deprimido são de dois tipos. O primeiro consiste na imagem postada com uma frase embutida no tweet, como se o faisão representasse a reação do usuário; enquanto o segundo tipo é um exploitable que consiste da troca do nome da ave no frame do reality por outro.

É importante perceber que há uma problematização no uso da imagem de um animal falecido por razões cômicas. Alguns internautas, inclusive, ressaltaram (em comentários no BuzzFeed e replies no Twitter) o fundo especista desse meme, falando sobre a banalização do sofrimento e da morte de animais.

 

Caio Está Desmaiado
0 publicações
0 comentários
Nome
Caio Melo
About / Bio
Aluno da graduação em Estudos de Mídia/UFF e voluntário do projeto #MUSEUdeMEMES, Caio Está Desmaiado. E desde então nós tentamos acordar ele para poder conhecer o menino melhor. AFF!
 
 

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *