Origem

Em junho de 2004, a Globo estreava no horário das nove a novela “Senhora do Destino”, escrita por Aguinaldo Silva e dirigida por Wolf Maya. A trama narra a história de Maria do Carmo Ferreira da Silva (Susana Vieira), uma retirante nordestina que, ao chegar ao Rio de Janeiro, tem sua filha recém nascida seqüestrada por uma prostituta que visa dar um golpe em um homem rico e ascender de vida, a vilã Nazaré Tedesco (Renata Sorrah). Anos se passam e Maria do Carmo continua alimentando o desejo de reencontrar a filha perdida, enquanto Nazaré faz de tudo para encobrir seu crime, chegando a assassinar seu marido quando ele descobre sua farsa.
“Senhora do Destino” foi a novela de maior audiência da Globo nos últimos vinte anos, fechando no Ibope com 50 pontos. A trama, com seus personagens populares e a história envolvente, repercute e é lembrada até hoje. A personagem mais querida é justamente a grande vilã da trama, Nazaré, uma mulher perversa, mas muito bem humorada. Suas tiradas politicamente incorretas, mas cômicas, são lembradas até hoje, como a cena em que, vendo um casal lésbico trocando carinhos, ela cobre o nariz com um lenço e murmura: “Sapatonas… sinto de longe o cheiro de couro”. Também ficaram na memória as cenas em que ela fazia diversos elogios a si mesma na frente do espelho, se chamando de “gostosa”, “raposa felpuda” ou comentando: “É impressionante como o tempo só te favorece”. Muito marcantes também foram os diversos assassinatos que ela cometeu ao longo da novela de uma maneira inusitada, como empurrar o marido da escada ou jogar um ventilador ligado dentro de uma piscina com a vítima dentro. O fato é que Nazaré se tornou uma das principais vilãs da teledramaturgia brasileira, e suas cenas nunca deixaram de repercutir.
Mas uma cena específica acabou se tornando conhecida mundialmente através de um meme. Trata-se do momento em que Nazaré, após invadir a casa da rival Maria do Carmo, é levada presa. Em determinado momento, dentro de sua cela, Nazaré observa, atordoada, o local e as pessoas ao seu redor, e recorda um diálogo seu com outra personagem, a Viviane, vivida por Letícia Spiller.

O close em seu semblante confuso se tornou um gif em meados de 2016 e passou a ser compartilhado por diversos internautas, que se apropriaram da cena para criar outros memes, que se popularizaram definitivamente entre setembro e outubro de 2016.

Gênero & Formatos

O meme circula na forma de um gif, que retrata algumas tomadas do rosto confuso da personagem, geralmente acompanhado de alguma legenda que o contextualize ou de algo escrito no próprio gif e que “explique” o semblante confuso de Nazaré. Outra forma muito recorrente e que acabou consagrando o meme é a de uma montagem, que mostra quatro frames da cena em questão, com uma enorme equação matemática ao lado de Nazaré, como se ela estivesse tentando decifrar o problema. Há também alguns exemplos do meme no tipo image macro amador, sem uma padronização no tipo de fonte utilizada.

Gramática/Sintaxe

Tanto na forma de gif ou na montagem, o meme segue o mesmo padrão na construção do humor. As imagens são quase sempre acompanhadas de uma legenda do tipo “aquele momento em que…”, completando-se com algo que costuma deixar a pessoa confusa ou atordoada. Um exemplo é a frase “Quando o ônibus está cheio e tento ver se vou conseguir lugar sentado” acompanhada do rosto de Nazaré tentando solucionar a equação. Em alguns momentos, as legendas se resumem apenas a frases soltas e que costumam ser sucedidas por um momento de “confusão mental” do autor do meme, como “escolhe você” ou “que filme você quer ver no Netflix?”.

Difusão e Repercussão

O meme surgiu no Twitter e logo depois passou a ser muito compartilhado por páginas de humor no Facebook, mas não chegou a receber nenhum perfil exclusivo. A “Nazaré Confusa” trouxe à tona novamente diversos momentos marcantes da personagem. Muitas cenas cômicas dela voltaram a aparecer nas redes sociais e sua imagem passou a ser muito utilizada para a criação de humor na Internet. Aliás, como já foi dito, trata-se de uma personagem muito marcante e que nunca foi esquecida, que já na época do Orkut era “homenageada” com diversas comunidades virtuais.
O meme extrapolou as barreiras nacionais entre setembro e outubro desse ano, quando passou a ser utilizado por usuários de outros países, sobretudo dos Estados Unidos. Lá fora o meme segue a mesma lógica daqui, mas ficou conhecido como “Math Ladie” (moça da matemática) ou “Confused Blonde” (loira confusa). Mas os internautas não sabem que a mulher confusa do meme é a brasileira Nazaré Tedesco, muito menos que ela é uma personagem de uma telenovela, e alguns chegaram a especular que se trata da atriz americana Julia Robert. Durante as Eleições Americanas, chegaram a fazer uma versão do meme com a então candidata à presidência, Hilary Clinton, pegando imagens de seu rosto durante um debate com o rival Donald Trump em que ela também esboçou um semblante “confuso”.
Essa internacionalização do meme da Nazaré foi amplamente comentada no Brasil. Alguns internautas sentiram “ciúmes” e disseram que Nazaré Tedesco é “patrimônio exclusivamente brasileiro”, enquanto outros comemoraram o sucesso do meme no exterior. Dentre esses últimos, inclui-se justamente a atriz que deu vida à Nazaré, Renata Sorrah. “Gente, ‘confused blonde… Ai meu Deus, que engraçado! Como rende essa personagem! Acho bem engraçado isso, com humor. Não me incomoda a mínima”, disse ela a um portal da Internet.
Ainda recentemente, a personagem voltou aos noticiários com a notícia de que “Senhora do Destino” vai ser reprisada no “Vale a Pena Ver de Novo” a partir do ano que vem. O retorno foi anunciado pelo ator José de Abreu (que também fez a novela) em seu twitter, e logo foi confirmado pela Globo. Não houve um pronunciamento oficial quanto a isso, mas é bem possível que essa reprise se deva, em parte, ao sucesso que a vilã da trama continua fazendo nas redes sociais, como indica Renata Sorrah: “No Brasil nunca parou, cada vez aumenta mais. Tem uma geração que não viu ‘Senhora do Destino’ e conhece por causa desses memes”, afirmando também que a volta da personagem e suas tiradas bem humoradas podem ajudar aliviar a tensão em que vive o Brasil atualmente.

Exemplos Notáveis

 

Tito Belo Gil
0 publicações
0 comentários
Nome
Tito
About / Bio
Tito Belo Gil é calouro de Estudos de Mídia e voluntário do #MUSEUdeMEMES. Antes de ir para a faculdade, ele escova os dentes com pó de cúrcuma e no intervalo gosta de lanchar raiz de broto de alfafa-braba, sempre acompanhada de areia com pedaços de borracha. Tito também acredita que você pode estar substituindo sua felicidade por muito estudo e alimentação saudável.
 
 

3 comentários

  1. Luana Cristina disse:

    Melhor meme da vida

  2. Frederico disse:

    Reparem que o meme com a Hilary tem erra na formula de Bháskara, enquanto que Nazaré tá certa! #brazilwins #memeenosso

  3. Renato Maia disse:

    terceiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *